News details

Read the full story here
leve

Segue a luta por reajuste integral na PPG do Brasil, em Sumaré

Nesta terça, 31/01, trabalhadores/as da PPG do Brasil, de Sumaré, e Unificados realizaram assembleia com atraso de jornada em protesto contra a intransigência da multinacional que ainda não aplicou o reajuste integral, conforme reivindicação apresentada na data base 1º de novembro, durante a campanha salarial.
O Unificados continua as mobilizações em defesa da aplicação do reajuste mínimo de 8,5% (reposição da inflação acumulada no período segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor) sem parcelamento.

Cerca de 115 empresas aplicaram o reajuste 100% na data base, muitas delas de porte bem menor que a multinacional PPG do Brasil. A intransigência partiu justamente dos patrões de gigantes do setor químico, que recusaram fechar acordo com o sindicato e levaram para a Justiça decidir qual será o percentual do reajuste. Uma audiência foi realizada no dia 15/12/2016, porém terminou sem acordo entre as partes.

 

leve02

 

leve01

Se pressionar, avança!

Após mobilização e pressão na porta da fábrica, os trabalhadores da Braskem, em Paulínia, conquistaram os 8,5% de reajuste. Vale lembrar que no ano passado, a empresa tentou impedir a ação sindical do Unificados, alterando arbitrariamente o horário de entrada de trabalhadores do administrativo, impedindo-os de ouvir as informações que o sindicato tinha para passar referente à campanha salarial.

Não bastasse isso, a Braskem conseguiu uma liminar, julgada pela juíza do trabalho Claudia Cunha Marchetti da 2ª Vara do Trabalho de Paulínia, para impedir que o Unificados realizasse assembleia na porta da fábrica, obrigando-o a manter distância de 500 metros do portão da empresa, sob pena de multa. O Unificados recorreu da decisão e o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, João Batista Martins César, derrubou os efeitos da decisão anterior, reconhecendo o direito do sindicato em realizar a ação sindical.

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados