News details

Read the full story here
WomensMarchWashington

Marcha das Mulheres reúne 2,5 milhões em Washington contra posições de Trump

Manifestantes de mais de 600 países exigiram do presidente dos E.U.A respeito aos direitos humanos e igualdade entre todos, de qualquer etnia, gênero e religião

Um mar de pessoas tomou as ruas próximas à sede do poder legislativo dos Estados Unidos, em Washington, durante a Marcha das Mulheres realizada no dia 21/01. O ato reuniu, segundo a organização, cerca de 2,5 milhões de pessoas que marcharam em defesa dos direitos humanos e igualdade entre todos, independentemente de gênero, etnia e religião. Foram registradas manifestações em 600 países.

Mulheres e homens de todas as idades seguiram o mesmo percurso do desfile da posse do presidente Donald Trump, que partiu do Congresso até a Casa Branca – sede do poder executivo dos Estados Unidos. A manifestação reuniu muito mais pessoas que a posse de Trump. Esta gigantesca manifestação é uma resposta imediata da população mundial às declarações desrespeitosas às mulheres feitas pelo presidente recém empossado nos Estados Unidos Donald Trump e às medidas conservadoras e xenofóbicas (que disseminam o ódio e aversão às pessoas que vem de fora do país) anunciadas durante sua campanha eleitoral.

A marcha mostra a resistência e disposição de luta de milhões de pessoas em defesa de direitos como o casamento igualitário, o programa de saúde que beneficiou a população nos últimos anos e que agora Trump ameaça interromper, e também a exigência de respeito por parte do governo aos imigrantes, refugiados, muçulmanos e a comunidade afro-americana.

 

O resultado da eleição em novembro do ano passado motivou a aposentada havaiana Teresa Shook a lançar, sem grandes pretensões, um evento em rede social convidando mulheres a protestar na capital estadunidense após a posse do republicano. O evento foi crescendo em adesão até resultar na grande marcha que contou com a participação de ativistas dos direitos civis e celebridades como a cantora Madona e o documentarista Michael Moore.

 

5877b1fa1700008501929b47

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados