News details

Read the full story here
WhatsApp Image 2018-11-23 at 09.27.19

Dupla vitória sobre a Planmar, em Sumaré

A Justiça reconheceu que a Planmar Industria e Comercio De Produtos Plásticos Ltda, em Sumaré, agiu ilegalmente em processo eleitoral de Cipa em 2018 e decidiu favoravelmente ao sindicato em dois processos, com decisões divulgadas neste mês.

A eleição para a escolha de representantes dos/as trabalhadores/as na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Planmar estava marcada para o dia 02/03/2018 a partir das 13h. No entanto, arbitrariamente, a empresa decidiu antecipar a votação iniciando-a no dia 1º/03, sem qualquer aviso. O Unificados alertou a empresa de que este procedimento era ilegal, porém a Planmar em vez de seguir as orientações do sindicato, preferiu forçar a barra conduzir a eleição de maneira irregular.

Diante da intransigência por parte dos representantes da empresa, o Unificados entrou com ação para garantir que todos/as tivessem o direito de votar. A decisão favorável ao sindicato saiu no começo de fevereiro, obrigando a Planmar a realizar novas eleições no prazo de 60 dias para a escolha dos representantes da Cipa.

Reintegração
Um candidato à Cipa apoiado pelo sindicato foi demitido sem justa causa em maio de 2018, enquanto o processo de anulação da eleição de março ainda estava em tramitação. O Unificados moveu nova ação reivindicando a reintegração deste trabalhador, para que ele pudesse inclusive se candidatar à Cipa. Mais uma vez, a Justiça decidiu favoravelmente ao sindicato, obrigando a empresa a reintegrá-lo e garantir sua estabilidade até o término do processo eleitoral.

Condutas como a da Planmar em tentar impedir a eleição de companheiros/as combativos infelizmente são frequentes. A Cipa precisa ser ocupada por companheiros/as de luta, que de fato irão denunciar irregularidades e lutar para que os ambientes de trabalho sejam seguros, livres de contaminação, pressão e assédio. Fique atento às eleições de Cipa e aos seus candidatos!

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados