News details

Read the full story here
grupo hinode

Hinode descumpre a lei e demite mais de 100 pessoas

O dia 13 de maio será lembrado como uma data traumática para os trabalhadores da Hinode.
Como já havia feito em outubro do ano passado, a empresa mais uma vez realizou uma demissão coletiva, mandando mais de 100 pessoas embora de uma só vez.
A Hinode não comunicou o sindicato a respeito dessas demissões e propôs como indenização apenas três meses de vale alimentação aos demitidos, como se isso bastasse para amenizar o dano que causou a essa grande quantidade de pessoas, que agora se veem sem fonte de renda para sustentar suas famílias.
Além de ser questionável do ponto de vista ético, a atitude da Hinode não foi correta porque também desrespeita a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria Química. A Cláusula 24 da CCT estabelece critérios para a dispensa coletiva, que não foram cumpridos pela empresa.

Resposta do sindicato
Diante da série de abusos cometidos pela Hinode, o sindicato compareceu à porta da empresa para conversar com os trabalhadores e tomou as providências jurídicas necessárias. Foi protocolado um documento solicitando à Hinode o cancelamento das demissões e a reintegração dos trabalhadores demitidos.
Após observados os critérios da Cláusula 24 da Convenção Coletiva de Trabalho, o sindicato também propôs como condição mínima o atendimento dos seguintes itens para os demitidos
*Manutenção do plano de saúde e assistência médica por 180 dias.
*Fornecimento do Vale Alimentação por 180 dias.
*Pagamento de indenização no valor do último salário do trabalhador, por cada ano de trabalho na empresa.

Mobilização
Os trabalhadores aprovaram uma mobilização para pressionar a Hinode a pagar uma indenização aos trabalhadores demitidos e também para garantir estabilidade àqueles que continuaram.
A classe trabalhadora vive uma época de ataques e retirada de direitos, mas a resistência se faz com união, informação e mobilização. A direção do Sindicato, mais uma vez, se coloca à disposição dos trabalhadores/as da Hinode para lutar por condições dignas de vida e trabalho e exigir que a Hinode cumpra com suas obrigações.

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados