News details

Read the full story here
ASSEMBLEIA CEFOL 2110

21/10: Assembleia decisiva da Campanha Salarial do Setor Químico!

Neste domingo, 21/10, vamos analisar e decidir juntos um posicionamento em relação a proposta dos patrões do Setor Químico para a Campanha Salarial 2018. As assembleias serão realizadas às 10h nos Centros de Formação e Lazer (Cefol) de Campinas e de Osasco.

No dia 9 de outubro ocorreu a rodada de negociações da Campanha Salarial 2018, no Sindicato dos Químicos de São Paulo. A proposta apresentada pela patronal foi de reposição da inflação sobre os salários, de acordo com o índice do INPC que será divulgado no dia 7 de novembro, sem aumento real. Além da reposição da inflação, essa proposta mantém a maioria das cláusulas da Convenção Coletiva.

A patronal também colocou sobre a mesa duas propostas polêmicas que estão em pauta no Grupo de Trabalho da Reforma Trabalhista – formado por representantes da Fetquim/Fequimfar e dos patrões – mas que ainda estão em discussão e formatação:  banco de horas e a remuneração dos aprendizes.

As mudanças impostas pela Reforma Trabalhista atacam muitos direitos dos trabalhadores. Nossa Convenção é uma das melhores do país por garantir conquistas a mais em relação a CLT e é fruto de muitos anos de luta e mobilização.  É por esse motivo que as discussões a respeito das cláusulas da Convenção são de extrema importância e representam o foco dessa Campanha Salarial. As negociações caminham para manutenção da grande maioria das cláusulas, com vigência pelos próximos dois anos.

A pauta levantada pelos trabalhadores da categoria química em nosso Encontro de Base e apresentada aos patrões anteriormente solicitava reposição da inflação + 5% de aumento real.
Nessa pauta também foi incluída uma proposta para sustentação do sindicato, que delibera sobre uma contribuição para todos os membros da categoria.

O Sindicato convoca os/as trabalhadores/as das fábricas químicas de Campinas, Osasco e regiões para participar da assembleia e decidir sobre a proposta da patronal e sobre a contribuição para a sustentação do sindicato.

PROPOSTAS ECONÔMICAS DA PATRONAL:

– Reajuste pelo INPC de 1/11/17 a 31/10/18;
– Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de R$ 1000 para empresas com até 49 funcionários;
– PLR no valor de R$ 1110,00 para empresas com mais de 50 funcionários;

 

Direitos a mais: Nossa Convenção Coletiva é uma das melhores do país!

AUXÍLIO CRECHE (CLÁUSULA 20ª)
Trabalhadoras químicas têm direito ao auxílio creche com duração de 24 meses a serem contado após o período de licença maternidade. Pela nossa convenção, as empresas devem manter local apropriado para guarda e vigilância dos filhos das trabalhadoras, no período de amamentação, ou conceder, caso seja opção da trabalhadora, um reembolso de despesas efetuadas para este fim. O valor corresponderá ao total das despesas havidas com a assistência de filho(a) registrado(a) ou legalmente adotado(a), até o limite máximo do salário normativo vigente no mês de competência do reembolso. Na lei não há previsão.

ADICIONAL NOTURNO 40% (CLÁUSULA 14ª)
Nossa convenção coletiva garante um acréscimo de 40% em relação à hora diurna, inclusive em turnos de revezamento, aos trabalhadores que cumprem jornada entre as 22h de um dia as 5h da manhã seguinte. Este percentual é maior que o previsto na CLT, que é dei 20% sobre a hora diurna.

HORAS EXTRAS (CLÁUSULA 13ª)
No setor químico, as horas extraordinárias prestadas de 2ª feira a sábado serão pagas com acréscimo de 70% sobre o valor da hora normal. Este valor é maior que o previsto nas leis trabalhistas, que é 50%.Todas as extras prestadas durante o descanso semanal remunerado, sábados compensados ou dias compensados ou feriados, serão acrescidas de 110%, valor também maior que os 100% previstos pela CLT.

Compareçam ao Cefol Osasco no dia 21 de outubro às 10h (O sindicato fornece transporte gratuito aos trabalhadores que solicitarem, basta entrar em contato via telefone (11) 3605-5411) e participem da votação sobre as propostas da Campanha Salarial.

LEMBRE-SE! ASSEMBLEIA DECISIVA: Dia 21 de outubro – 10h 

Locais:

Cefol Campinas – Rodovia Dom Pedro I, km 118 – Valinhos

Cefol Osasco – Estrada das Mulatas, 1000 – Cotia

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco