News details

Read the full story here
assedio-sexual-2

Crescem denúncias sobre assédio sexual na região de Campinas

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo recebe, a cada cinco dias, uma denúncia sobre assédio sexual. Dados mostram que as duas procuradorias paulistas já contabilizaram 49 casos de janeiro a agosto, seis a menos do que o total durante em 2016.
Ao todo, 24 ocorrências foram relatadas para a instituição que tem sede regional em Campinas (SP) – responsável por atender 599 cidades; e outras 25 foram registradas na unidade da capital paulista.

 

20160425_173829

Aumento de casos

Considerando-se as estatísticas dos últimos cinco anos, o MPT no interior recebeu no ano passado a maior quantidade de denúncias – foram 26 no total. O resultado parcial deste ano mostra que o índice mensal é superior ao de 2016 e o número equivale ao dobro de ocorrências em 2012.
Já a procuradoria em São Paulo contabilizou baixa na quantidade de denúncias recebidas entre 2015 e 2016, mas o resultado parcial dos primeiros oito meses também mostra índice mensal superior ao registrado durante o ano anterior.

Conduta e crise econômica

A procuradora do trabalho Danielle explica que a prática de assédio sexual pode ocorrer não somente de forma verbal, mas também por meio de insinuação e gestos que sejam intimidadores ou demonstrem chantagem.
“Infelizmente pode acontecer em qualquer segmento, basta haver essa extrapolação do poder hierárquico. Geralmente acontece, a pessoa fica intimidada a aceitar brincadeiras, propostas e se vê nessa situação de intimidação. Há um medo de perder emprego e benefícios”, afirma ao ponderar que o cenário de crise econômica no país também, de certa forma, pode frear as denúncias.

Saiba mais e denuncie

Veja mais informações nos links abaixo. O aumento de casos representa maior conscientização das vítimas. Mas sabemos que ainda há muitos casos subnotificados.  Informe-se de seus direitos e denuncie aos órgãos competentes e ao sindicato.

​http://www.portalcbncampinas.com.br/2017/09/crescem-denuncias-sobre-assedio-sexual-na-regiao-de-campinas/​

​https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/concursos-e-emprego/noticia/assedio-sexual-no-trabalho-e-denunciado-a-cada-cinco-dias-em-sp-afirma-mpt.ghtml​

 

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados