News details

Read the full story here

“O Lucro Acima da Vida” estreou ontem (6) no circuito comercial, no Cine Topázio

 

O filme “O Lucro Acima da Vida”, que conta a vitoriosa luta dos trabalhadores, do Sindicato Químicos Unificados e da

Associação dos Trabalhadores Expostos a Contaminação Química (Atesq) contra a contaminação por agrotóxico cometida pela Shell Brasil e Basf S.A. na planta industrial em Paulínia, estreou ontem (06) no Cine Topázio, no Polo Shopping de Indaiatuba. A exibição marcou a entrada da produção no circuito do chamado cinema comercial no país.

Exibições hoje e amanhã

Novas projeções da história no Cine Topázio ocorrerão hoje (7) às 19h30 e amanhã às 15 horas.

O Cine Topázio fica no Polo Shopping de Indaiatuba, na Alameda Filtros Mann, 670.

 

Cartaz do filme em exposição no saguão do Cine Topázio
Cartaz do filme em exposição no saguão do Cine Topázio
O Cine Topázio, a partir da praça de alimentação do Polo Shopping de Indaiatuba
O Cine Topázio, a partir da praça de alimentação do Polo Shopping de Indaiatuba
SEM PRIVILÉGIOS - Antonio de Marco Rasteiro (à frente) e Francisco Tavares, ex-trabalhadores Shell/Basf, dirigentes da Atesq, e que coordenaram a luta contra as multinacionais, compram ingresso no Cine Topázio para assistir a história que vivenciaram
SEM PRIVILÉGIOS - Antonio de Marco Rasteiro (à frente) e Francisco Tavares, ex-trabalhadores Shell/Basf, dirigentes da Atesq, e que coordenaram a luta contra as multinacionais, compram ingresso no Cine Topázio para assistir a história que vivenciaram

Estreia de “O Lucro Acima da Vida”

O longa-metragem “O Lucro Acima da Vida” – uma ficção baseada em fatos reais, que conta a história de contaminação por agrotóxicos na fábrica da Shell/Basf em Paulínia/SP – estreia nos cinemas amanhã, 06 de novembro, no cine Topázio de Indaiatuba. As apresentações também ocorrerão em 07 e 08 de novembro. O filme também será tema de debate na 20ª edição do Congresso do Núcleo Piratininga de Comunicação, que ocorre nesta semana no Rio de Janeiro.

Elenco

No elenco estão atores experientes como Aílton Graça, que interpreta a Xana Summer na novela Império; Zezé Motta e Pedro Pauleey que trabalham na novela Boogie Oogie, também da Globo;  Deo Garcez que fez novelas como o Cravo e a Rosa (Globo) e Escrava Isaura (Record); João Vitti que também atuou na novela o Cravo e a Rosa  e na série Milagres de Jesus, da Record; e Denis Derkian que atuou em Malhação e na novela Insensato Coração (Globo).  O filme O filme foi rodado em locações nas cidades de Campinas e Paulínia. Cerca de 100 ex- funcionários da Shell/Basf atuaram como figurantes.

O papel principal é do ator Deo Garcez. Ele interpreta o coordenador da Associação dos Trabalhadores Expostos às Substâncias Químicas (Atesq), entidade que junto com a Regional Campinas do Sindicato Químicos Unificados sustentou esta luta por 12 anos.

Para Garcez, a oportunidade de participar deste filme é única. “Fazer parte de um projeto como este, que trata de uma tragédia humana e ambiental, em que tantas vidas foram perdidas e o sofrimento ainda perdura, certamente dignifica e dá sentido a qualquer artista preocupado com sua função social”, declara.

João Vitti é quem interpreta Arlei Medeiros, dirigente do Unificados. “Meu desejo é que esse filme, além de ser um brado contra a ganância desmedida, seja porta voz das vítimas do caso Shell”, diz Vitti.

A direção é de Nic Nilson, jornalista e cineasta que roteirizou e dirigiu filmes como Turma do Capi e Um Natal Diferente. “No filme, mostramos essa história pela lente de quem viveu, lutou e segue com uma vida transformada pela inconsequência dessas multinacionais, que no exterior estavam proibidas de produzir os agrotóxicos que vieram manipular no nosso país”, lembra o diretor.

Trailer

SIGA ESTE ENDEREÇO – ou na imagem acima – para assistir trailer de “O Lucro Acima da Vida”.

Serviço

* Local de exibição: Cine Topázio no Polo Shopping de Indaiatuba

* Endereço: Alameda Filtros Mann, 670

* Datas e horários: Dias 06 e 07 de novembro às 19h30; e dia 08 às 15 horas.

* Fanpage: www.facebook.com/casoshell

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados