News details

Read the full story here
WhatsApp Image 2017-12-14 at 17.11.55

Exija que a homologação seja feita pelo Unificados

Empresa que tentar forçar homologação fora do sindicato é porque está devendo

Trabalhadores/as devem ficar atentos ao processo de homologações agora que a legislação trabalhista foi mutilada. Até então, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) obrigava que as homologações deveriam ser feitas pelo sindicato, responsável por conferir se todas as verbas rescisórias foram pagas ao trabalhador.

A “deforma” trabalhista permite à empresa a dar baixa na sua carteira de trabalho sem a presença do sindicato. Os patrões do setor químico já trataram de divulgar circular para as empresas destacando a “legalidade” desta prática. O Unificados orienta a todas e todos que exijam que as homologações sejam feitas no sindicato. Empresas que insistirem em utilizar a “deforma trabalhista” é porque devem valores aos trabalhadores.

Não ceda à pressão!
Não assine nada sem o acompanhamento do sindicato, dos dirigentes e assessores sindicais que têm experiência e respaldo jurídico para que você não seja prejudicado em eventual rescisão de contrato de trabalho ou qualquer tipo de proposta feita pela empresa. Se a homologação for feita na empresa, sem o acompanhamento do sindicato, compareça ao Unificados para fazer a verificação, pois é muito provável que seu direito esteja sendo lesado.

Ao fazer a homologação, dirigentes do sindicato conferem se a empresa pagou corretamente as férias vencidas e proporcionais acrescidas de 1/3, 13º salário proporcional. Verificam também se houve aviso prévio trabalhado ou indenizado, qual foi o motivo do término do contrato (se foi pedido de demissão, se foi justa causa ou dispensa imotivada, os direitos trabalhistas são diferentes). Além disso, conferimos se o/a trabalhador/a recebia adicionais de insalubridade e periculosidade, se as horas-extras foram todas pagas, assim como a multa de 40% do FGTS. Também exigimos a apresentação do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) – fundamental para a contagem de sua aposentadoria.

Sindicalize-se!
Tudo o que os patrões querem é enfraquecer o sindicato, para retirar direitos conquistados pela categoria química. É hora de tornar nosso sindicato ainda mais forte. Se você ainda não é sócio, não vacile! Seja sócio! Converse com seus companheiros de trabalho que ainda não se associaram para estarem junto com o Unificados

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados