News details

Read the full story here
como-tratar-a-tendinite

LER/DORT: Prevenção se faz com luta!

Lesões por Esforço Repetitivo / Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho são uma série males que afetam o sistema musculoesquelético, causados pelo trabalho, pelos movimentos repetitivos durante um longo período de tempo. As LER/Dorts representam de 80 a 90% das doenças relacionadas a trabalho no Brasil. O problema é tão grave dentro das fábricas que a data de 28 de fevereiro marca no mundo todo, Dia Internacional de Prevenção às LER/Dorts.

É muito comum o/a trabalhador/a não perceber, em um primeiro momento, que as dores estão relacionadas ao tipo de trabalho que executa e, com o passar do tempo a situação se agrava ao ponto de não haver mais possibilidade de cura.

Pressão é a principal causa
As LER/Dorts surgem quando trabalhadores es¬tão sob chefias que exer¬cem forte pressão por produtividade, em que as máquinas ditam o ritmo veloz da produção e quando os/ as trabalhadores/as não são ouvidos em relação a aprovação ou não de mobiliários, posicionamento das máquinas, ritmo de produção.

A melhor forma de prevenir é estar sempre atento às condições de trabalho na fábrica e manter contato com o sindicato, com o representante da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Não ignore nenhum sintoma de dor que seu corpo venha a apresentar. É importante notar se os períodos de repouso estão sendo suficientes para você. Caso note dificuldade em realizar atividades executadas antes com facilidade, provavelmente você já está em uma situação crítica.

Consulte o médico do sindicato!
O Unificados conta com um médico do trabalho e uma área voltada especial¬mente para a saúde dos/ as trabalhadores. Procure ajuda sem demora, pois quanto antes o diagnóstico for feito, é possível impedir o desenvolvimento de doenças.

Para saber mais sobre as LER/DORTs, acesse nossa cartilha aqui!

 

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados