Desde o início da pandemia da Covid-19, empresas e o governo deixaram claro que se preocupam mais com lucros do que com a saúde e vida da população.
As indústrias farmacêuticas, que são consideradas essenciais, continuaram funcionando normalmente. Apesar dessas empresas alegarem adotar medidas de prevenção, já foram registrados casos em fábricas como Biolab, Chiese, Blau e Astrazeneca.
O sindicato enviou circular a todas as empresas da Regional Osasco, solicitando que forneçam máscaras, de qualidade e nas quantidades necessárias, para todos os funcionários. Outra reivindicação é que dispensem funcionários do grupo de risco, pagando normalmente os salários, criem horários alternativos e ofereçam transporte direto, para evitar que os trabalhadores utilizem transporte público.
Eurofarma
A notícia da morte de um trabalhador da Eurofarma, em Itapevi, por Covid-19, no dia 15 de abril, causou grande impacto e tristeza, tanto em seus colegas e familiares como para o Sindicato, que luta para preservar a vida e dignidade da classe trabalhadora.
Ao ser questionada, a Eurofarma afirmou que toma medidas para prevenir o contágio pelo coronavírus como higienizar os espaços e afastar funcionários com sintomas suspeitos. Apesar disso, a empresa continua praticando banco de horas, o que prolonga a permanência de trabalhadores na fábrica e deixa todos mais expostos ao vírus.
O sindicato esteve na porta da empresa para informar os trabalhadores e pressionar para que ela tomasse medidas mais efetivas no combate ao contágio pelo novo coronavírus, como suspender o banco de horas.
Por conta da insistência do sindicato em cobrar providências, a Eurofarma agendou uma reunião, que aconteceu via plataforma digital.
EMPRESA SE COMPROMETEU A ADOTAR ALGUMAS MEDIDAS:
– Melhora da comunicação com os trabalhadores, para esclarecer sobre os cuidados necessários durante a pandemia
– Oferecer apoio psicológico, considerando que a situação que vivemos causa grande estresse e medo entre os trabalhadores
– Reuniões semanais com o sindicato para atualização quanto às ações de combate à Covid-19