Poucos momentos antes da entrega oficial para a patronal da pauta de reivindicações da campanha salarial 2009 no dia 01 de outubro, uma série de assembleias do Sindicato Químicos Unificados com as trabalhadoras e trabalhadores atrasou o início da produção em fábricas nas regionais de Campinas e Osasco. A primeira reunião de negociação entre trabalhadores e patrões está marcada para o dia 13 de outubro.
Na 3M, duas turmas participam de assembleia (João Zinclar)
Em Sumaré a mobilização foi realizada na 3M do Brasil e também abordou as negociações sobre a PLR 2009, que a multinacional quer reduzir o valor em relação a 2008. Em Cotia o ato foi na Flint Ink do Brasil.
Em Vinhedo houve recente assembleia na Unilever Brasil sobre campanha salarial e o vitorioso processo sobre a questão setor alcoólicos. E nos dias 25 e 30 de setembro, duas assembleias na Gerresheimer Plásticos discutiram as reivindicações gerais da campanha salarial 2009 e específicas da fábrica, situada em Cotia.
As reivindicações são:
– Reajuste de 10% (reposição da inflação mais aumento real)
– Salário normativo (piso) de R$ 900,00
– PLR de dois salários normativos
– Redução da jornada de trabalho para 40 horas sem redução de salário
– Pessoas com deficiência: implantar um processo de qualificação profissional
Nilza Pereira, dirigente do Unificados, na entrega da pauta
de reivindicações à patronal, na Fetquim (Foto: Dino Santos)
130 mil em luta
A pauta foi entregue oficialmente em encontro entre sindicatos e patrões realizado na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Ramo Químico (Fetquim), em São Paulo. A Fetquim é formada pelos sindicatos Químicos Unificados (Campinas, Osasco e Vinhedo), Químicos e Plásticos de São Paulo e Químicos do ABC, que, somados, representam cerca de 130 mil trabalhadoras e trabalhadores da categoria no estado de São Paulo.
Portanto, e agora oficialmente, são 130 mil trabalhadoras e trabalhadores do ramo químico unidos em luta unificada na campanha salarial 2009. A data base da categoria é 1º de novembro e abrange o período de 1º de novembro de 2008 a 31 de outubro de 2009.
Em Cotia, assembléia na Flint Ink do Brasil
Faça pressão
Faça pressão no interior da fábrica. Esquente o assunto campanha salarial. Como já divulgado pelo Jornal do Unificados, em encontros e assembleias, o estudo econômico preparado pelo sindicato mostra que as empresas químicas superaram a crise e já arrancam mais produtividade dos trabalhadores.
Fique atento às orientações e mobilização do Unificados e da categoria. Pare e participe ativamente das assembleias, paralisações temporárias e até de greves, caso necessárias para que a campanha salarial 2009 seja realmente vitoriosa.
Assembleia na Gerresheimer, em Cotia, aborda também
reivindicações específicas da fábrica (30/09/09)
História
CLIQUE AQUI para ler mais sobre a atual campanha salarial e as de anos anteriores.