Os trabalhadores da Sinter Futura realizaram assembleia de mobilização pela campanha salaria 2013 na manhã de hoje (27 de setembro). A data base do setor químicos é 1º de novembro.Durante a assembleia os trabalhadores responderam a pesquisa preparada pelo Unificados, na qual apontaram problemas existentes no local de trabalho e que irão compor uma pauta específica de reivindicações que acompanhará a geral da categoria. A Sinter Futura está localizada em Monte Mor, atua na área de cosméticos e conta com cerca de 300 trabalhadores.
As situações com maior destaque na pesquisa foram a necessidade de melhorar o plano médico, que tem valor elevado e torna-se inviável para a inclusão de dependentes; o restaurante, que após a contratação de mais funcionários pela empresa passou a não comportar a todos; e o fim da prática de assédio moral.
Adere
Na Adere Produtos Auto Adesivos Ltda, a assembleia foi realizada em 20 de setembro. O sindicato orientou trabalhadores quanto ao assédio moral na produção, parcelamento de férias e a prática inadequada da troca de feriados por dias normais.
Na Adere, que se localiza em Sumaré e conta com 174 trabalhadores, o convênio médico não é igual para todos. A reivindicação é para que o convênio seja o mesmo dos gerentes, sem custo para os trabalhadores. Outro item da pauta específica abordado durante a assembleia foi a necessidade urgente de medidas para acabar com acidentes de trabalho na Adere.
As reivindicações da categoria na campanha salarial 2013
Aumento salarial de 13% índice que compreende a reposição da inflação anual (novembro/2012 a outubro/2013) mais aumento real com base no crescimento da produtividade e do lucro das empresas.
Piso salarial de R$ 1.550,00.
Participação nos lucros e resultados (PLR) no valor mínimo de R$ 2.860,00.
Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução nos salários e com sábados e domingos livres.
Licença maternidade de 180 dias.
Cesta básica totalmente gratuita, sem condicionantes.