Este informativo comemora o de nº 1.000 enviado pelo Sindicato Químicos Unificados às trabalhadoras e trabalhadores químicos que cadastraram seu e-mail no site, a companheiras e companheiros de outras categorias, a muitas entidades e instituições das mais diversas origens e objetivos, e para a imprensa local, regional e nacional.
O primeiro informativo foi enviado no dia 30 de julho de 2003 e abordou o 2º Congresso do Unificados (imagem acima), realizado de 25 a 27 de julho, em Louveira/SP. A periodicidade média do envio dos informativos é de um a cada 3,2 dias corridos.
Pioneirismo
Assim como ocorreu com a publicação do site (www.quimicosunificados.com.br) no primeiro semestre de 2002, o envio de informativos de forma constante e sistematizada, a partir de julho de 2003, fez do Unificados um dos pioneiros no meio nesta forma de comunicação sindical de todo o Brasil. À época, de 10 para 11 anos passados, apenas algumas entidades davam seus primeiros passos no uso da internet como ferramenta de comunicação em massa.
Número inaugural
Para relembrar, republicamos o primeiro informativo. Ele está como foi enviado à época, com os recursos disponíveis. Até erros de digitação e gramaticais.
[Download não encontrado.] – ou na imagem acima – para ler o informativo número 1.
As imagens iam anexas no e-mail, não inseridas diretamente no informativo, como hoje. Abaixo, as duas fotos do 2º Congresso do Unificados, em julho/2003, que acompanharam o informativo de número 1.
Temas nos 1.000 informativos
Muitos temas foram abordados nestes 999 informativos anteriores. Desde as lutas da categoria propriamente ditas, como também da classe trabalhadora, dos movimentos social e popular, ambientalista, cultural etc, nacionais e internacionais.
Arquivo preservado
No site do Unificados, na janela Informativos, é possível ver todos os informativos a partir do nº 366, de outubro/2006. Os anteriores se perderam em momentos de manutenção e repaginação no site.
No entanto, em arquivo interno, o Unificados possui tudo preservado. Afinal, estes informativos, na linha do tempo, contam cronologicamente uma história de lutas e mobilizações da classe trabalhadora, grande parte dela com os químicos como protagonistas, e são importante ponto de partida para pesquisas.
Rumo ao 2.000
Como é comum se dizer no meio sindical e nos movimentos sociais e populares, A luta continua!. Vamos então, a partir de agora, rumo ao informativo de nº 2.000.