Da Regional Osasco –
No dia 26 de fevereiro o Unificados, Regional Osasco, realizou uma assembleia da campanha salarial 2013 do setor farmacêutico com os turnos da manhã e da tarde na Softcaps, antiga Colbras, localizada em Cotia. A Softcaps conta com aproximadamente 100 funcionários, e uma das maiores reivindicações na empresa é o fim da terceirização.
A terceirização é um dos principais problemas enfrentados pela classe trabalhadora atualmente. Ela precarização as relações de trabalho, e dificulta a organização por parte de sindicatos e outras representações trabalhistas.
O salário de um trabalhador terceirizado no Brasil é em média 20% menor, em relação aos outros funcionários da empresa, e os benefícios também são inferiores.
Campanha salarial
A campanha é coordenada pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas do Estado de São Paulo (Fetquim) e dela participam o Sindicato Químicos Unificados, Químicos e Plásticos de São Paulo, Químicos do ABC, Químicos de São José dos Campos e Químicos de Jundiaí.
São cerca de 60 mil companheiras e companheiros em luta, 75% da categoria no estado de São Paulo. Destes, seis mil estão na base territorial (Campinas, Osasco, Vinhedo e regiões) do Unificados.
As reivindicações
Valorização do piso salarial para o mínimo de R$ 1.500,00.
R$ 3.000,00 o valor mínimo da participação nos lucros e resultados (PLR).
Passagem do adicional noturno para 50%. Hoje é de 40%.
Redução na jornada de trabalho, com sábados e domingos livres, sem alteração nos salários.
Licença maternidade de 180 dias.
Fim da rotatividade e da terceirização.
Fim das demissões sem justa causa.
Organização no local de trabalho.