z` Trabalhadores da Nortene Plásticos fazem paralisação de advertência, em Barueri – Quimicos Unificados

News details

Read the full story here

Trabalhadores da Nortene Plásticos fazem paralisação de advertência, em Barueri

Trabalhadores da Nortene Plásticos, localizada em Barueri, cruzaram os braços ontem (06/11/13) para que reivindicações como redução da jornada sem redução de salários com sábados e domingos livres, aumento salarial e maior valor na participação nos lucros e resultados (PLR) fossem atendidas.

No caso da cesta básica/cartão alimentação, a Nortene propôs reajuste de 30% a partir do próximo mês, chegando a R$ 100,00.

Em relação aos demais itens da pauta ainda não houve acordo. Durante a paralisação no período da manhã, a empresa se propôs a realizar uma nova reunião com o Unificados, que será no dia 13 de novembro, às 10 horas.

Horas paradas

Quanto às horas paradas pela mobilização não houve entendimento. A empresa diz que mesmo que a paralisação terminasse naquele momento os trabalhadores estavam dispensados e que ela descontaria o dia parado. Em assembleia, os trabalhadores aprovaram a realização da nova reunião, mas não aceitaram o desconto do dia parado e decidiram manter a paralisação. O mesmo ocorreu no segundo turno.

PM constrange e prática antissindical

Já no terceiro turno, por volta das 22h, enquanto os trabalhadores aguardavam o início da assembleia, a Nortene chamou a polícia. Isso constrangeu e intimidou parte dos trabalhadores que, assustados pelo aparato da Polícia Militar (PM) decidiram entrar na fábrica.

A Nortene tem histórico de prática antissindical. Em dezembro de 2009, ela chamou a polícia durante uma assembleia de campanha salarial. Sindicalistas e trabalhadores foram agredidos, detidos e imobilizados pela Polícia Militar em frente à portaria da empresa.

Redução da jornada é prioridade

A redução da jornada de trabalho aos sábados é o ponto chave e de maior discussão entre sindicato e Nortene.

A proposta do Unificados é que ela seja reduzida em duas horas, mas a empresa se mostrou irredutível, propondo uma carga horária que foi rejeitada pelo sindicato, pois além de em determinados dias ultrapassar as 10 horas permitidas legislação, nas sextas-feiras desorganizaria toda a vida do trabalhador ao mudar completamente o horário do turno de trabalho.

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco