Hoje (18/11), a mobilização foi na ITW Polymers, em Valinhos. O Unificados dialogou com os/as companheiros/as sobre a situação de nossa campanha salarial e também para convocar os/as trabalhadores/as a participar da assembleia deste domingo (20/11), que definirá os rumos de nossa luta.
Entre os principais pontos de reivindicação dos/as companheiros/as da ITW estão o fim do assédio moral, melhoria no valor do tíquete alimentação e Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além de negociação para pontes de feriado.
A proposta de parcelamento do reajuste foi rejeitada pelos/as trabalhadores/as nas assembleias realizadas pelas regionais Campinas e Osasco no dia 6/11. Desde então, o Unificados tem feito a luta fábrica a fábrica, o que resultou em acordos com mais de 60 empresas garantindo condições melhores que a proposta do parcelamento. A maior parte delas aplicará a reposição da inflação (8,5%) de uma vez só agora em novembro.
Prática antissindical
Ontem (17/11), o Unificados esteve na Braskem, em Paulínia, para realizar assembleia com os/as trabalhadores. Em uma posição autoritária, a área de Recursos Humanos da empresa alterou o horário de entrada dos/as trabalhadores do setor administrativo, impedindo-os de ter acesso às informações referentes à campanha salarial.
A Braskem é uma das empresas que integra o CEAG 10 (representante dos patrões do setor químico no estado de São Paulo) e que tem feito pressão para impedir que os trabalhadores recebam neste ano aumento real, ou, minimamente a reposição da inflação de maneira integral em novembro.Vale lembrar que esta transnacional brasileira detém o monopólio da resina plástica e é beneficiada pela compra da nafta da Petrobras. Ou seja, teria condições de garantir aumento aos trabalhadores.
Diante da prática antissindical, o Unificados conversou com um grupo de trabalhadores e voltará na porta da fábrica para integrar os/as companheiros do setor administrativo à mobilização por avanços na campanha salarial deste ano.
Aqui avançou!
Confira onde a negociação entre sindicato e empresas avançou. Já são 81 fábricas que aplicarão reajustes sem parcelamento!
Natura
Qualitech Química
Contech
Ipackem
Lubrisol
Solenis
Devintex
Yara Fertilizantes
Galvani
Pantera
SBK
Mattoso
Ymeris
Apliquim Brasil Recicles
CLS TECN ANALITICA
Galtron Química
Purimax
Natural Beauty
Horizont Biomédica
Invista
Heringer
Kraton Polymers do Brasil Indústria e Comércio de Pordutos Petroquímicos
Fistipack
Lençobrás
Brasalpla Indústria de Embalagens
Original Beauty
Hinode
Schlemmer do Brasil
Scentec Fragrancias
Plastimax
Bioclean
Bio Nutrientes do Brasil
Resicryl
Trade Polymers
Carbotex Química
Hidroall
Momplas
Guati
Mixfértil Fertilizantes
Narcoplex
Dragão Química
Grupo Mebrasi
JCV
Fibralit
PTI Conexões
Transitions Optical do Brasil Ltda
Perficamp
Tubo Flex
Spallo do Brasil
Alveotech Comercio de Embalagens Retornáveis
Parafix Ind Com Fitas Adesivas
Embalixo
Solepoxy Revestimentos de pisos industriais
Dentaria Campineira
Bann Química
Syngenta
Tagma
Unipac
Sherman (10%)
Croda
Miracema
FMC
Sanphar
TexPal Química
Stamplas Artefatos de Plástico Ltda.
Buckman Brasil
Barreflex (10%)
ECKPlast (9%)
Fiacbras
Solven Solventes e Químicos
Sinter Futura
Olicar
Tuboline
DNC
Raiteck
Casa Siena
Taitech
Reale
Dynels
Planmar
Participe da assembleia no dia 20/11!
O Unificados convoca todas e todos a participar das assembleias neste domingo (20/11) nos Centros de Formação e Lazer de Campinas e Osasco para avaliar os resultados obtidos até o momento e definir os rumos da campanha salarial. A sua opinião e de seus companheiros de trabalho é muito importante. Por isso, venha opinar e participar das assembleias!
Ymeris
Apliquim Brasil Recicles