News details

Read the full story here

CINE-MEMÓRIA BIJOU: Exibição de

O Cine Bijou – Memória e Cinema apresentará o filme “Estado de Sítio”, de Costa Gravas, e cenas da peça “Rosa Vermelha”, de Dulce Muniz, no próximo sábado (dia 24 de julho), com início às 14 horas, no Teatro Studio 184 (antiga Sala Sérgio Cardoso) do extinto Cine Bijou, na praça Roosevelt, bairro Consolação, em São Paulo.

Haverá debate entre gerações de militância após a apresentação do filme e de cenas da peça. A entrada é gratuita.


“Estado de Sítio”

Em ousada operação, um grupo de guerrilheiros sequestra diplomata brasileiros e um cidadão americano de nome Philip Michael Santore (Yves Montand) funcionário de uma agência americana. Ato contínuo, o grupo passa a exigir a libertação de militantes presos. Desse momento em diante o filme é narrado em “flashback” relatando suas atividades, a grande repercussão internacional e a articulação dos meios de repreensão ao movimento. Filme do mestre Costa Gravas que esclarece fatos de nossa história recente.

–    Título original/ano/país: “Etat de Siege” – França – 1972

–    Com: Yves Montand, Renato Salvatori, Jacques Weber, Jean-Luc Bideau

–    Diretor: Costa-Gravas

“Rosa Vermelha”

Apresentação de cenas da peça “Rosa Vermelha”, que conta a trajetória inigualável da heroína do socialismo Internacional, a polonesa Rosa Luxemburgo, que viveu, amou, lutou e morreu na Alemanha pré-nazista.

O texto e a direção são de Dulce Muniz. Dulce Muniz, militante socialista, foi presa durante a ditadura militar (1964/1985), participou do Festival de Teatro de Nancy (França) em 1971 e ganhou o prêmio Governador do Estado de melhor atriz em 1977 e em 1986, o Prêmio Mambembe e APCA de melhor produção em 1978. Foi indicada ao Prêmio Shell de melhor atriz em 2003. Na TV Cultura participou de vários programas e fez história com o extinto Bambalalão.

Próximas atrações

No dia 07 de agosto será apresentado o filme “Jango”, de Sílvio Tendler, produzido em 1984 e, em 21 de agosto será a vez de “O Leopardo”, de Luchino Visconte, rodado em 1963.

O Cine Bijou – Memória e Cinema

O Cine Bijou – Cinema e Memória é um projeto de resgate histórico, que planeja realizar mensalmente atividades gratuitas e voltadas para jovens na antiga Sala Sérgio Cardoso do finado Cine Bijou (atual Teatro Studio 184).

O projeto tem ao menos um duplo objetivo: 1) Por um lado, fortalecer a preservação e ampliar a divulgação da memória cultural e política do período da ditadura militar (1964-1985) no Brasil, por meio da própria história e simbolismo do “Cine Bijou”; 2) Por outro, reforçar o caráter democrático, e preferencialmente gratuito, das atividades culturais e artísticas que devem ocorrer na praça Roosevelt, bairro Consolação, atraindo sobretudo a participação de jovens pobres moradores ou freqüentadores da região do Centro Velho da cidade de São Paulo.

Além disso, também preservar e discutir sobre a memória cultural e política do país, com novas formas de linguagem, aproximando diferentes tipos de jovens historiadores e artistas das gerações que viveram e resistiram ativamente, em vários campos, durante o período da ditadur

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco