News details

Read the full story here

O mau caminho da Natura

No segundo semestre de 2010 a Natura, empresa localizada em Cajamar, apresentou aos trabalhadores como um grande benefício o projeto Meu Caminho.

O projeto é baseado em avaliações práticas e teóricas que garantem três níveis de certificação dentro da função. O Meu Caminho deveria facilitar a ascensão profissional dos funcionários, garantindo um plano de carreira dentro da fábrica.

Mas, após as primeiras provas do projeto, realizadas no início de 2011, a realidade se mostra bem diferente do que a Natura afirma. O tal Meu Caminho nada mais é que o caminho da rua.

Com o Meu Caminho os trabalhadores com certificação 1 (c1) são obrigados a fazer a prova para ter certificação 2 (c2), o c2 precisa fazer a prova para ser c3, isso na mesma função. Ou seja, o trabalhador c1, mesmo estando apto a fazer a prova para c3, não pode.

Também não pode fazer a prova de certificação para outras funções. Por exemplo, um operardor c1 ou c2 não pode fazer a prova de certificação de analista ou outra função, ele precisa primeiro atingir o c3.

Para o Unificados isso é um desrespeito à convenção coletiva, pois segundo a cláusula 22º no “processo seletivo, a empresa dará preferência ao recrutamento interno, com extensão do direito a todos os empregados, sem distinção de cargo ou área de atuação, de sexo, nacionalidade, cor, raça, idade ou estado civil, respeitado o perfil dos cargos e dos candidatos”. Outra irregularidade é a que reforça a diferenciação salarial na mesma função.


Aumento da exploração

O projeto Meu Caminho tem como finalidade forçar os trabalhadores a aprender todas as funções da linha de produção. Assim, criar funcionários multifuncionais e reduzir custo com salários.

Os trabalhadores que participam dos treinamentos, para o TPM e o Kaizen e as provas de certificação do Meu Caminho, colocam em pratica o que aprenderam e o resultado é o aumento das unidades produzidas em todas as células. Mas, recebem em troca somente e-mails dos analistas e gestores com elogios pelo recorde de produção quebrado, ou brindes.

É obrigação da Natura elaborar um plano de cargos e salários com regras claras e obedecendo a convenção coletiva.

O sindicato realizará assembléias para tratar do projeto Meu Caminho e de outros problemas específicos da Natura.

Converse com os companheiros, denuncie irregularidades ao sindicato, participe.

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco