O Sindicato Químicos Unificados foi criado com a aprovação de 93% dos (as) trabalhadores (as) da categoria em um plebiscito realizado em julho de 2001 e referendada no 1º Congresso de Base, também com a participação conjunta dos trabalhadores(as) da categoria em março de 2002, em Paraibuna-SP.
Atualmente, o Unificados representa os/as cerca de 33 mil companheiros e companheiras trabalhadores dos sindicatos dos ramos químicos, plásticos, farmacêuticos, abrasivos e similares de Campinas e Osasco.
Somos filiados a Intersindical – Central da Classe Trabalhadora.
Sindicato de luta, travou e venceu inúmeras batalhas em defesa dos direitos da categoria e também atua na construção de uma sociedade justa e igualitária. Disponibiliza aos sindicalizados estrutura jurídica, consultas com médico especialista em saúde ocupacional, lazer e cultura de qualidade.
Além disso, mantemos parcerias em projetos de saúde com a Atesq (Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas), de comunicação com a TV Movimento e de formação política com o Instituto Zequinha Barreto.