News details

Read the full story here
bandeira

8/03: Dia Internacional das Mulheres

O Sindicato Químicos Unificados convida todas e todos a participar no dia 8/03 dos atos pelo Dia Internacional das Mulheres. Em Campinas a manifestação está marcada para às 17h no Largo do Rosário. Em São Paulo, a concentração será a partir das 16h na Praça Oswaldo Cruz, Vila Mariana, seguindo às 18h para a Paulista.

E no dia 11/03, domingo, a partir das 12h, o Cefol Campinas contará com uma programação especial para marcar a passagem do Dia Internacional das Mulheres com atrações culturais destacando a urgente luta de todas e todos para combater as diferentes formas de violências cometidas contra as mulheres.

Combate à violência

No Brasil, ainda registramos números alarmantes. Casos de feminicidio, assédio sexual, estupros, violência física e psicológica infelizmente fazem parte do cotidiano das mulheres. Segundo dados do último anuário de segurança pública, em 2016 o Brasil registrou 49.497 ocorrências de estupro – um amento de 3,5% em relação ao ano anterior. A cada duas horas uma mulher foi assassinada, totalizando 4.606 vítimas.

 

Estas estatísticas só mudarão quando houver respeito à vida das mulheres. Segundo pesquisa do Instituto Data Folha, 42% das brasileiras com 16 anos ou mais declara já ter sido vítima de assédio sexual. É urgente combater o machismo, a violência e as práticas de assédio em todos os locais, inclusive no ambiente de trabalho.

O assédio sexual por chantagem é crime. Busque ajuda do sindicato, recolha provas e formalize a denúncia, preferencialmente na Delegacia da Mulher mais próxima. Se possível, vá acompanhada de mais alguma pessoa para que você nãos seja vítima, mais uma vez, de intimidações ou insinuações machistas na delegacia.

mulheres

Data tem origem na luta de classes

A versão das 129 mulheres queimadas vivas em Nova Iorque em meados do século 19 tem sido amplamente divulgada como a origem do 8 de março. No entanto, é importante lembrar que, apesar de muitas greves de mulheres ocorridas nos Estados Unidos, o Dia Internacional da Mulher foi fixado nessa data a partir de um episódio ocorrido na Rússia em 1917, considerado o estopim da Revolução.

Essa história é contada na cartilha elaborada pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). O texto de Vito e Claudia Giannotti é bastante didático e vem acompanhado de ilustrações de Carlos Latuff. A partir da recuperação de mitos e descobertas sobre o assunto, o material serve de fonte de informações e incentivo para que se conheça melhor a trajetória histórica do 8 de março e sua importância para os dias atuais.

Para conhecer esta história, você pode acessar a cartilha elaborada pelo Núcleo Piratininga de Comunicação!

Fonte sobre a origem do Dia Internacional das Mulheres:

NPC – Núcleo Piratininga de Comunicação – www.nucleopiratininga.org.br/

POST COMMENT

TESTE

Desenvolvido por Lógica Digital

© 2016 Químicos Unificados