Nesta semana os trabalhadores realizaram assembleias de mobilização pela campanha salarial 2013 na porta das fábricas da Química Industrial Fides S/A, que se localiza em Osasco, Gerresheimer Plásticos São Paulo Ltda. e Farmaplast Indústria de Embalagens Plásticas Ltda, ambas localizadas em Cotia.
O Unificados tem apresentado as reivindicações gerais que serão negociadas entre a Federação dos Trabalhadores das Indústrias Químicos do Estado de São Paulo (Fetquim) e representantes da patronal na data base em 1º de novembro e também discutido com os trabalhadores a necessidade de mobilização para garantir conquistas nos pontos específicos de empresa.
Nesta campanha salarial os (as) trabalhadores (as) das indústrias químicas reivindicam aumento salarial de 13%. Este índice compreende a reposição da inflação anual (novembro/2012 a outubro/2013) mais aumento real com base no crescimento da produtividade e do lucro das empresas. Ainda nos itens econômicos, a pauta de reivindicações prevê piso salarial de R$ 1.550 e participação nos lucros e resultados (PLR) no valor mínimo de R$ 2.860.
Entre as cláusulas sociais estão a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução nos salários e com sábados e domingos livres, licença maternidade de 180 dias e cesta básica totalmente gratuita, sem condicionantes.
Gerresheimer
A assembleia na Gerresheimer Plásticos São Paulo Ltda foi realizada na terça (01/12) para cobrar respostas por parte da empresa, uma vez que a pauta de reivindicações foi entregue em julho e nenhum retorno foi dado desde então. Aumento do vale-refeição, sábados alternados, melhores condições de trabalho, saúde e segurança, plano de cargos e salários e fim do assédio moral são algumas das reivindicações. A empresa, que fica em Cotia, conta com aproximadamente 250 trabalhadores
Farmaplast
Na Farmaplast Indústria Embalagens Plásticas Ltda a campanha salarial já exige dos trabalhadores mobilização. A pressão é necessária porque a empresa rejeitou a pauta de reivindicações aprovada pelos trabalhadores. O sindicato irá reapresentar a pauta. Melhorias no plano médico, implementação de vale-refeição/refeitório na empresa e fim das práticas de assédio moral são algumas das reivindicações. A assembleia foi realizada ontem (03/10) na empresa que se localiza em Cotia e tem cerca de 60 trabalhadores.
Fides
Na manhã de ontem o Unificados também esteve presente na Química Industrial Fides S/A, em Osasco, para realizar assembleia de campanha salarial. Dentre as principais reivindicações dos trabalhadores da Fides estão convênio médico sem custos para os trabalhadores e plano de cargos e salários. A empresa conta com 40 trabalhadores.