xx
A Chapa 1 venceu a eleição para novo mandato da Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas (Atesq), realizada ontem (11). A Chapa 1, apoiada pelo Sindicato Químicos Unificados, venceu o pleito com 68 votos contra 50 da chapa concorrente. Foram registrados três votos em branco.
A posse da nova direção será no dia 21 de dezembro e o mandato vai até 2019. A Chapa 1 é formada por oito ex-trabalhadores Shell/Basf que já estavam à frente da luta na Atesq e outros oito novos nomes, que passam a integrar a direção pela primeira vez. Essa proporção representa uma renovação de 50% e renova o fôlego da luta em defesa da vida e do meio ambiente.
Prioridades
A luta dos ex-trabalhadores da Shell/Basf e do Unificados é reconhecida internacionalmente por ter colocado a saúde como bem maior do acordo firmado no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em 2013. A conquista da assistência à saúde vitalícia e integral para os ex-trabalhadores e filhos fruto de uma enorme batalha.
Os companheiros da Chapa 1 continuarão nesta defesa intransigente, especialmente porque um grupo de ex-trabalhadores (vários deles integrantes da chapa 2), tem se articulado para abrir mão da assistência médica em troca de dinheiro. A atual direção da Atesq, a recém-eleita Chapa 1 e o Químicos Unificados reprovam esta iniciativa porque a vida deve estar sempre acima do lucro.
Entre as prioridades, está a implementação de uma pesquisa relacionada à saúde dos ex-trabalhadores Shell/Basf e seus dependentes e o aprimoramento da comunicação entre a Atesq e seus associados, entre outros.
A Atesq foi fundada em 2006 com o objetivo de cuidar dos interesses dos ex-trabalhadores da Shell/Basf, organizar a luta e sua ampliação para que nenhum outro atentado contra a saúde como o que foi cometido pela Shell/Basf volte a ocorrer. Ao longo destes nove anos de existência a associação tem sido convidada e levado seu conhecimento e experiência de luta para várias atividades ligadas à saúde do trabalhador.