News details

Read the full story here

Seminário discutirá impacto da nanotecnologia na saúde dos trabalhadores

 

A nanotecnologia é uma tecnologia recente que já é utilizada em processos industriais, sem, no entanto, que haja informações suficientes sobre os impactos que ela pode trazer à saúde dos trabalhadores. Para discutir sobre a questão, um grupo de trabalho (GT) integrado por dirigentes sindicais filiados à Federação dos Trabalhadores no Ramo Químico no Estado de São Paulo (Fetquim) realizará no dia 02 de agosto um seminário sobre a nanotecnologia .  A atividade contará com a participação da médica Dra. Arline Sydnéia Abel Arcuri, da Fundacentro, que estuda os impactos desta tecnologia na saúde dos trabalhadores. O GT também convidou representantes da patronal para os debates.

A nanotecnologia

A nanotecnologia envolve a manipulação da matéria em uma escala muito pequena, geralmente da ordem de 1 a 100 nanômetros. Para referência, 1 metro linear corresponde a 1 bilhão de nanômetros. De tão pequenas, as nanopartículas têm uma grande relação superfície/volume que é responsável por novas propriedades físicas e químicas. Em material didático sobe nanotecnologia, a Fundacentro informa que ainda não há como avaliar com precisão quais os potenciais tóxicos das nanopartículas e os riscos aos quais os trabalhadores ficam submetidos.

A exposição a processos industriais que utilizam nanotecnologia representa um risco pela falta de conhecimento, como ocorreu, por exemplo, com a utilização do benzeno. Por falta de informação e estudos suficientes, o benzeno foi largamente utilizado pela indústria e até em produtos domésticos. Trabalhadores e a população foram expostos à substância, que apenas recentemente o Brasil reconheceu como cancerígeno.

Cláusula garante o direito à informação

A convenção coletiva de trabalho do setor farmacêutico já incluiu uma cláusula que garante aos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) o direito de serem informados quando a nanotecnologia está sendo utilizada no processo industrial, e também sobre os riscos. “Estamos batalhando para inserir em nossa convenção coletiva do setor químico uma cláusula como essa. Por isso este seminário é importante, para reunir informações e subsídio”, explica André Alves que é dirigente do Unificados e secretário de Saúde e Meio Ambiente da Fetquim.

A convenção dos farmacêuticos garante ainda que a Cipa, o SESMET e os trabalhadores terão acesso a informações sobre riscos existentes à sua saúde e às medidas de proteção a adotar.

O seminário sobre nanotecnologia é aberto a todos os interessados e será realizado no dia 02 de agosto às 9h, no auditório do Sindicato dos Químicos de São Paulo (Rua Tamandaré, 348 – Liberdade – São Paulo. Mais informações pelo telefone  (11) 3209.3811.

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco