Uma delegação composta por seis sindicalistas de empresas químicas alemãs fez uma visita ao Sindicato Químicos Unificados, Regional Campinas, com o objetivo de trocar experiências nas lutas da classe trabalhadora por direitos, e também na área da defesa da saúde e de condições seguras nas fábricas.
A atividade, que transcorreu de 23 a 25 de setembro, é uma programação da Rede Internacional de Solidariedade, do qual o Unificados há 25 anos faz parte junto a sindicalistas de vários países de todos os continentes.
Os sindicalistas alemães assistiram projeção do filme O Lucro Acima da Vida, produzido pelo Unificados, fizeram uma visita ao Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e também ao bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia, na área contaminada onde estavam as chácaras e a planta industrial da Shell/Basf, hoje demolida. A área continua cercada e interditada.
Alemães assistem o filme O Lucro Acima da Vida
Reunião de trabalho na Unicamp
Na Unicamp, os sindicalistas alemães, junto com dirigentes do Unificados, foram recebidos por professores e pesquisadores do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit) do Instituto de Economia (IE).
Visita à área contaminada Shell/Basf
Foi realizada uma visita ao bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia, área contaminada pela Shell do Brasil e Basf S.A. No local, ainda interditado, estavam as chácaras e a planta industrial das duas multinacionais, hoje demolida.