28 de fevereiro é o Dia Internacional de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e por Distúrbios Osteomusculares (Dort). Instituído pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a data é um chamado para a reflexão sobre o adoecimento das trabalhadoras e trabalhadores por sobrecarga e falta de boas condições de trabalho.
A LER/DORT continua sendo um dos graves problemas de saúde do trabalhador no Brasil e no mundo. Vários trabalhadores sofrem com dores intensas devido a esse ritmo intenso de produção. “O Serviço de Saúde das Empresas enche os trabalhadores com remédio para a dor quando deveriam trabalhar com a prevenção ergonômica dentro da linha de produção, diminuir o ritmo de trabalho e a contratação de novos trabalhadores”, afirma Glória Nozella, dirigente do sindicato.
É fundamental que tenhamos mecanismos de defesa que diminuam o ritmo intenso de trabalho para diminuir as causas que provocam LER/DORT. Por isso, é muito importante que os trabalhadores busquem informações no Sindicato e fiquem atentos às redes sociais do Químicos Unificados para atividades que serão realizadas para refletir sobre o 28 de fevereiro.