Com as trabalhadoras e trabalhadores criando o clima de pressão dentro das fábricas para garantir conquistas na campanha salarial 2008, alguns avanços já estão definidos e, em outras, o estado de greve já está aprovado e a produção será paralisada caso a patronal mantenha a intransigência.
As negociações entre os sindicatos e os patrões têm início hoje (14 de outubro), às 14 horas, em São Paulo. A data base da categoria é 1º de novembro e a pauta de reivindicações foi entregue no dia 01 de outubro último ao representante das empresas.
Acompanhe algumas lutas nas fábricas
REI ABRASIVOS – mais 1,5% além do acordo
Depois de protesto dos trabalhadores, a Rei Abrasivos, em Vinhedo, garantiu que dará 1,5% de aumento salarial além do índice do acordo coletivo, PLR mínima de R$ 700,00 e redução de 6% para 4% no desconto do vale transporte, redução no desconto do convênio médico e adequou o plano de cargos e salários. Mobilizados, os trabalhadores da Rei querem o atendimento de outras reivindicações, como por exemplo a apresentação de laudos ambientais.
MAXIPLAS E KRONOS – estado de greve
Assembléia na Maxiplast, em Valinhos,
dia 03 de outubro, sobre a campanha salarial 2008
Os trabalhadores na Maxiplast Indústria e Comércio, em Valinhos, e na Kronos Abrasivos, em Vinhedo, em assembléia aprovaram a instalação do estado de greve nas empresas. O próximo passo é a paralisação da produção caso elas continuem irredutíveis em negociar as reivindicações. Além de questões específicas a solucionar nas empresas, eles querem a garantia de um reajuste superior ao que for definido no acordo coletivo. Na Kronos há a exigência de sábados livres, e na Maxiplast, com mobilização, os trabalhadores obrigaram a empresa a demitir um praticante de assédio moral.
ONDAPACK, SAINT-GOBAIN, RHODIA,
TERMOPLAC E KIPRATICO – assembléias e pressão
Assembléia da campanha salarial 2008 na Saint-Gobain
Abrasivos e Cerâmicas, em Vinhedo, dia 13 de outubro
Assembléias para pressão pelo atendimento das reivindicações, com atrasos no início da produção, ocorreram na Ondapack, em Santana de Parnaíba; Termoplac Ind. e Com. de Plásticos, em Valinhos; na Saint-Gobain Abrasivos e Cerâmicas, em Vinhedo; na Kipratico Ltda., em Santana de Parnaíba e na Rhodia, em Paulínia.
Assembléia dia 10 de outubro, na Ondapack, em
Santana de Parnaíba, pela campanha salarial 2008
Na Ondapack, que tem cerca de 150 trabalhadores animados para a luta, houve aprovação da pauta, com destaque para as reivindicações de maior aumento real nos salários, sábados livres, pagamento de insalubridade e melhores condições de trabalho. Na Saint-Gobain, onde os trabalhadores afirmam estar dispostos a lutar, a revolta maior é contra as metas absurdas na PLR, contra o plano de cargos e salários e contra a jornada de trabalho. Na Kipratico e na Termoplac foram aprovadas as pautas geral e específica. Na Rhodia a mobilização tambémé pelas reivindicações gerais da campanha salarial e específicas, como por exemplo o desacordo entre o contrato de trabalho, o salário recebido e a função efetivamente exercida.