Uma assembleia foi realizada na manhã de hoje (16/09/2010) na Saint-Gobain do Brasil, em Vinhedo, sobre a campanha salarial 2010 do setor cerâmicas. A assembleia teve caráter informativo, sem a tomada de decisões, e a data base da categoria é 01 de outubro.
Assembleia na Saint-Gobain, em Vinhedo, 16/09/10
As principais reivindicações, protocolada na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) são: a) Reposição da inflação de 4,3% dos últimos doze meses, mais aumento real de 6%; B) Piso salarial de R$ 918,72 nas cerâmicas vermelhas e de R$ 1.016,40 na cerâmica branca; e, C) Melhorias em diversas cláusulas sociais.
A contraproposta patronal deverá ser feita em reunião de negociação agendada para a próxima semana.
PLR inaceitável
A proposta da Saint-Gobain para a definição da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é inaceitável.
A multinacional aumentou todas as metas coletivas a serem alcançadas para o pagamento da PLR, sendo que nove delas são absolutamente inalcançáveis.
Assembleia na Saint-Gobain, em Vinhedo, 16/09/10
Além disso, estabelece também metas individuais que impõem obstáculos para o recebimento caso ocorra acidente de trabalho ou absenteísmo (falta justificada por atestado médico) com o trabalhado. O Unificados rejeita totalmente estas metas, pois ninguém adoece por vontade própria. E acidentes de trabalho são de responsabilidade das empresas o que, com está cláusula, a Saint-Gobain quer colocar na conta do trabalhador que for vitimado por más ou inseguras condições de trabalho.