News details

Read the full story here

Assembleias mobilizam trabalhadores na Natura, Bardahl Promax e Plastwal

Assembleias com grande participação dos trabalhadores realizada na Natura Cosméticos, em Cajamar, na madrugada de hoje (21/10/10), e na Bardahl Promax, também em Cajamar, e na Plastwal Latino Amaricana, em Cotia, estas duas no dia 19 de outubro, mostraram o crescimento da mobilização das trabalhadoras e trabalhadores na campanha salarial 2010 da categoria.

Givanildo, dirigente da Regional Osasco do Unificados, durante assembleia na Natura em 21/10/10 (Foto: João Zinclar)

Givanildo, dirigente da Regional Osasco do Unificados,
durante assembleia na Natura em 21/10/10
(Foto: João Zinclar)

Natura

Na Natura há grande descontentamento dos (as) trabalhadores (as) com as medidas adotadas pela empresa. Recentemente, mesmo após perder a votação, a Natura pressionou os trabalhadores para assinar o acordo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Além disso, muitas outras reclamações são frequentes nas fábricas da empresa. O fim da pressão por produção e do assédio moral são reivindicações constantes dos trabalhadores.

Paulo Correa, dirigente do Unificados, em assembleia na Natura em 21/10/10 (Foto: João Zinclar)

Paulo Correa, dirigente do Unificados, em assembleia na
Natura em 21/10/10 (Foto: João Zinclar)

Segundo o dirigente do Unificados Paulo Soares Correia, mais assembleias serão realizadas com os outros turnos da empresa. “Foi muito importante a grande participação dos trabalhadores nesta assembleia. Nós apresentamos a pauta de reivindicações da campanha salarial 2010 e também falamos sobre problemas específicos da Natura”.

Na Natura há quase 5 mil trabalhadores.

Bardahl Promax

 	Nilza Pereira, dirigente da Regional Osasco do Unificados, em assembleia na Bardahl dia 19/10/10

Nilza Pereira, dirigente da Regional Osasco do Unificados,
em assembleia na Bardahl dia 19/10/10

A outra assembleia foi realizada na Bardahl Promax, empresa fabricante de óleos e aditivos automobilísticos. Durante a assembleia, os dirigentes do Unificados deram informações e encaminhamentos para a campanha salarial e foram discutidos problemas específicos na empresa. A Bardahl tem cerca de 250 trabalhadores.

 
Plastwal

Durante assembleia na Plastwal Latino Amaricana Indústria e Comércio Ltda. o sindicato realizou uma pesquisa com os trabalhadores para que estes apontassem os principais problemas específicos na fábrica para que sejam incluídos na pauta de reivindicações. A Plastwal tem aproximadamente 150 trabalhadores.

Reivindicações da categoria

Estas são as principais reivindicações da categoria, protocolada pelos sindicalistas junto à patronal na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) no dia 29 de setembro. Elas foram discutidas e aprovadas pelas trabalhadoras e trabalhadores no encontro de base e em assembleia realizada nas regionais do Unificados.

* Reajuste salarial de 13%;

* Piso salarial mínimo de R$ 1060,00;

* Participação nos Lucros e Resultados (PLR) mínima de R$ 1.200,00;

* Redução da jornada de trabalho, com sábados livres, sem redução nos salários;

* Licença maternidade de 180 dias;

* Aumento do tempo do auxílio-creche; e

* Igualdade de direitos para os terceirizados.

Neste ano, além dos sindicatos Químicos Unificados (Campinas/Osasco/Vinhedo) e Químicos e Plásticos de São Paulo, que são filiados à Federação dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Químico do Estado de São Paulo (Fetquim), participam das negociações sob representação da entidade os sindicatos químicos de Jundiaí e de São José dos Campos.

No total, são cerca de 160 mil trabalhadoras e trabalhadores químicos em luta na campanha salarial.

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]
Químicos Unificados

Veja todos

Fale conosco