Com a aproximação da data base da categoria, crescem a pressão das trabalhadoras e trabalhadores nas fábricas para pressionar a patronal e assim serem alcançadas as reivindicações pela campanha salarial 2011.
Hoje (26/10), foram realizadas assembleias na Unilever Brasil, em Vinhedo; na Sherwin-Williams (foto acima) e na Amanco, em Sumaré; e dia 24 na Natura, em Cajamar.
A data base da categoria é 01 de novembro e corresponde ao período de 01 de novembro de 2010 a 31 de outubro de 2011. Nas assembleias, além das reivindicações gerais da categoria, também são discutidos com os trabalhadores os problemas específicos de cada fábrica e que também são inclusos na pauta de questões a serem solucionadas.
As reivindicações específicas
Nas assembleias, estes foram os problemas por fábrica que as trabalhadores e trabalhadores aprovaram para ser entregue na empresa e serem superados:
Unilever Brasil
Na Unilever Brasil, que tem cerca de 650 trabalhadores, as reivindicações são: a) excessiva troca de turnos; b) troca de feriados por dias pontes, sem pagamento do adicional; c) desvio de função; d) demora no fornecimento do perfil profissiográfico previdenciário; e e) fim do desconto de hora abonada quando ocorrer atrasos ou falta.
Sherwin-Williams e na Amanco
Nestas duas empresas, nas assembleias de hoje as trabalhadoras e trabalhadores responderam a uma pesquisa preparada pelo Unificados, com o objetivo de identificar os principais problemas em cada empresa. Após a pesquisa tabulada, com os resultados, os trabalhadores decidirão quais deverão ser apresentados às empresas como reivindicação de superação.
Na Sherwin-Williams há aproximadamente 400 trabalhadores e na Amanco 600.
Natura
Na Natura, em Cajamar, a assembleia foi realizada no dia 24 de outubro. Além das gerais da categoria, estas são as reivindicações específicas apresentadas à empresa: a) implantação de plano de cargos e salários; b) tíquete alimentação; c) direitos iguais para todos trabalhadores; d) fim da pressão por produção; e f) melhores condições de trabalho.
Reivindicações gerais da categoria na campanha salarial 2011