A campanha salarial 2011 da categoria terá início no dia 04 de setembro, domingo, com a realização de um encontro de base das trabalhadoras e trabalhadores do setor químicos das regionais de Campinas, Osasco e Vinhedo do Sindicato Químicos Unificados.
Esta atividade de abertura é fundamental para o sucesso da campanha salarial.
Para participar não é necessário ser sindicalizado(a). Todas companheiras e companheiros estão convidados e devem dizer presente.
O encontro de base será realizado no Instituto Cajamar (Inca), em Cajamar, e terá início às 9 horas.
Crescimento das empresas
Nela, serão apresentados e explicados os números que mostram o crescimento da produção, do faturamento e do lucro das empresas químicas no último período, bem como as projeções para 2011/2012.
Reivindicações e mobilizações
Na sequência as companheiras e companheiras irão avaliar as propostas de reivindicações a serem apresentadas para a patronal e as formas de mobilizações e lutas coletivas e no chão da fábrica.
Bandeiras de luta
Além das propostas de reivindicações que serão apresentadas pelas trabalhadoras e trabalhadores, também serão abordados temas que se constituem em reivindicações histórias da categoria e da classe trabalhadora. São eles:
Redução da jornada sem redução nos salários, com sábados e domingos livres.
Aumento da licença maternidade.
Extensão de benefícios aos contratados terceirizados pelas empresas.
Aumento real nos salários, no valor do piso e no da participação nos lucros e resultados (PLR).
Aumento do tempo auxílio creche para 180 dias.
Esta luta é de todos. Participe!
Para a classe trabalhadora, qualquer hora é hora de reivindicar e lutas por seus direitos. No entanto, momentos de campanha salarial são muitos especiais.
Neles, são milhares de trabalhadores de uma mesma categoria que, unidos e organizados, têm muito poder de fogo para pressionar a patronal.
No estado de São Paulo, os sindicatos que fazem a campanha salarial unificada na Federação dos Trabalhadores das Indústrias Químicos do Estado de São Paulo (Fetquim) representam cerca de 160 mil trabalhadoras e trabalhadores.
Portanto, este é um momento muito especial para a luta da categoria. Uma campanha salarial com ativa, organizada e união na participação de todas e de todos gera forte mobilização e, sem dúvidas, crescem em muito as possibilidades de arrancar mais conquistas e novos avanços.
Data base e democracia
A data base no setor químico é 01 de novembro e esta campanha salarial corresponde ao período aquisitivo de 01 de novembro de 2010 a 31 de outubro de 2011.
Como ocorre historicamente no Unificados, são os(as) trabalhadores(as) que decidem o que é melhor para si. É o total respeito à democracia e à vontade dos trabalhadores.
Assim, participe do encontro para se informar de como está o crescimento das empresas químicas, dê sugestões e sua opinião sobre as reivindicações que serão apresentadas à patronal e decida sobre as formas de lutas e mobilização. Está luta também é sua. Diga presente ao encontro de base do Químicos Unificados!
Inscrições e orientações
* Para que o encontro de base seja bem organizado e produtivo, com previsão do número de participantes, é necessário que a trabalhadora/trabalhador faça previamente sua inscrição. Para isso, basta dar uma passada, telefonar ou mandar e-mail para qualquer uma das sedes, subsedes e regionais de Campinas, Osasco e Vinhedo do Sindicato Químicos Unificados.
* Todos(as) trabalhadores(as) da base do Unificados podem e devem participar, independente de serem ou não sindicalizados(as).
* Filhos(as) de até 14 anos podem acompanhar pais/mães participantes do encontro.
* Haverá transporte de ida e volta para Cajamar. Informações sobre o ponto de partida e horário dos ônibus serão fornecidos no momento da inscrição.
* Serão servidos café da manhã e almoço no Instituto Cajamar, local do encontro.