Após paralisarem as atividades durante todo o dia 06/10, os trabalhadores da Megaplast e da RDB Embalagens, ambas localizadas no mesmo prédio em Santana do Parnaíba, receberam o pagamento do salário integral, estabilidade de 30 dias e a garantia de que o dia não será descontado.
A greve nas empresas, que juntas contam com aproximadamente 230 funcionários, foi motivada pelos constantes atrasos no pagamento dos salários e pelas más condições de trabalho.
O Unificados já havia realizado uma assembleia com os trabalhadores dia 18 de agosto, e encaminhado para a empresa uma pauta de reivindicações, entra elas, fornecimento de cesta básica; participação nos lucros e resultados (PLR); e recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e INSS.
Campanha salarial
A luta dos trabalhadores da Megaplast e da RDB Embalagens coincide com o andamento da campanha salarial 2011 dos químicos. O sindicato está realizando assembleias em diversas fábricas.
As reivindicações da categoria na campanha salarial
6% de aumento real nos salários, além da reposição da inflação.
Piso salarial de R$ 1.200,00.
PLR mínima de R$ 1.200,00.
Redução da jornada de trabalho sem redução nos salários.
Direito à organização no local de trabalho (OLT)
A pauta de reivindicações do ramo químicos foi entregue oficialmente à patronal no dia 04 de outubro. A data base é dia 01 de novembro, e corresponde ao período de 01 de novembro de 2010 a 31 de outubro de 2011. Na atual campanha salarial serão discutidas somente as questões econômicas, pois as cláusulas econômicas assinadas em 2010 têm vigência por dois anos.
No estado de São Paulo, os sindicatos que fazem a campanha salarial unificada na Federação dos Trabalhadores das Indústrias Químicos do Estado de São Paulo (Fetquim) representam cerca de 160 mil trabalhadoras e trabalhadores, e são o Sindicato Químicos Unificados (Campinas, Osasco e Vinhedo), Químicos e Plásticos de São Paulo, Químicos do ABC, Químicos de São José dos Campos e de Jundiaí.