da REGIONAL CAMPINAS
Em mobilizações pela campanha salarial 2011 da categoria, o Sindicato Químicos Unificados realizou assembleias hoje na 3M do Brasil e na PPG Tintas, ambas localizadas em Sumaré.
Durante as assembleias foi realizada uma pesquisa por escrito junto às trabalhadoras e trabalhadores, para que estes apontassem os problemas existentes nas empresas. A solução destes problemas será cobrada em pauta de reivindicações específicas para cada uma, que acompanhará a geral da categoria já protocolada junto à patronal.
ACESSE AQUI para assistir ao vídeo das duas assembleias.
1ª negociação
A primeira rodada de negociações entre sindicalistas e a patronal foi realizada ontem (19/10/11), em São Paulo. Nesta reunião a patronal se recusou a discutir índices de reajuste, limitando-se na posição de que não concorda com a reivindicação de redução da jornada sem redução nos salários.
Esta postura da patronal indica que as trabalhadoras e trabalhadores deverão estar bem organizados e unidos, fazendo muita pressão no chão da fábrica para que as reivindicações na campanha salarial 2011 sejam atendidas.
As reivindicações
220 mil em luta
A campanha salarial 2011 envolve 220 mil trabalhadores do ramo químicos no estado de São Paulo, 45 mil destes na base territorial do Sindicato Químicos Unificados. A campanha é centralizada pela Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico no Estado de São Paulo (Fetquim) e integrada pelo Sindicato Químicos Unificados, Químicos e Plásticos de São Paulo, de São José dos Campos, Químicos do ABC e de Jundiaí.