A pauta de reivindicações da campanha salarial 2012 do ramo químico e as formas de mobilizações nas fábricas foram aprovadas pelas trabalhadoras e trabalhadores nas assembleias realizadas nos dias 21 de setembro (sexta-feira) nas regionais de Osasco e Vinhedo e no dia 23 (domingo – hoje) na Regional Campinas, do Sindicato Químicos Unificados.
Após avaliar o estudo econômico (ACESSE AQUI para ler na íntegra) produzido pelo Unificados sobre o avanço da produtividade e das vendas das indústrias químicas, as companheiras e companheiros debateram e aprovaram oficialmente as reivindicações já indicadas no encontro de base (ACESSE AQUI para ler) realizado pelo Unificados no dia 19 de agosto, no Inca, em Cajamar.
Na sequência foram também listadas reivindicações específicas a serem apresentadas a cada empresa, junto à pauta geral da categoria, bem como as formas de mobilização para pressionar a patronal a atendê-las e um calendário de assembleias nas fábricas.
Mobilização
O uso do legítimo direito da greve é uma das formas de luta aprovadas nas assembleias.
A princípio, a orientação é para que a categoria pare nas assembleias nas fábricas que serão realizadas pelo Unificados, inclusive com atraso no início da produção, e que participe ativamente com pedidos de informações e propostas.
Também deverão ser priorizadas atitudes e conversas no transporte, no horário de descanso/refeição e mesmo durante a produção para criar o necessário clima de mobilização dentro dos muros das empresas.
Os trabalhadores não devem acreditar em informes, oficiais ou não das empresas. Em caso de dúvidas os esclarecimentos devem ser procurados junto ao Unificados.
Data base e cláusulas sociais
A data base da categoria é 01 de novembro, e corresponde ao período aquisitivo de 01 de novembro de 2011 a 31 de outubro de 2012. Este ano, além dos pontos econômicos, a campanha salarial discutirá as cláusulas sociais. No acordo coletivo assinado em 2010 estas cláusulas foram firmadas com a validade de dois anos.
160 mil em luta
No estado de São Paulo, os sindicatos que fazem a campanha salarial unificada na Federação dos Trabalhadores das Indústrias Químicos do Estado de São Paulo (Fetquim) representam cerca de 160 mil trabalhadoras e trabalhadores. Estão em campanha: Sindicato Químicos Unificados (Campinas, Osasco e Vinhedo), Químicos e Plásticos de São Paulo, Químicos do ABC, Químicos de São José dos Campos e Químicos de Jundiaí.
Pauta de reivindicações
Esta é a pauta de reivindicações aprovada nas assembleias. Ela foi entregue oficialmente à patronal no dia 24 de setembro.
Reposição total da inflação acumulada anual (de 01/11/11 a 31/10/12, medida pelo INPC do IBGE. O índice será divulgado oficialmente em 10/11 próximo, e está projetado entre 5,5% e 6%.
6% de aumento real nos salários, com base nos ganhos do setor.
Redução da jornada de trabalho de 44h para 40h semanais, sem redução nos salários, com sábados e domingos livres.
Fim da terceirização e direitos iguais para todos.
Auxílio creche até os cinco anos da criança.
Licença maternidade em 180 dias.
Implantação de plano de cargos e salários.
Cesta básica ou cartão alimentação para todos.
Estabilidade até à aposentadoria para os trabalhadores acidentados.
Fornecimento de refeição ou cartão alimentação.