Após 15 dias de greve que paralisou a produção da ITW PPF Brasil Adesivos, em assembleia (foto acima, com o dirigente Francisco Natal) na manhã de hoje (14/12/12) os trabalhadores aprovaram um acordo proposto em audiência realizada na tarde de ontem na Justiça do Trabalho. A greve teve início em 29 de novembro, motivada pela recusa da ITW em atender, e até mesmo abrir negociações, sobre as reivindicações específicas a ela apresentadas na campanha salarial 2012 da categoria.
Em 08 de novembro já ocorrera uma paralisação da produção por 2h30 minutos, pelo mesmo motivo. Naquele dia, sob pressão da mobilização, a empresa se propôs a fazer uma reunião com os trabalhadores e o sindicato, no dia 22 de novembro, mas nela se manteve intransigente na posição de nada ceder.
O acordo
O convênio médico será uniformizado, pois hoje a chefia possui plano diferenciado dos trabalhadores na produção.
O tíquete alimentação não sofrerá mais descontos em razão de faltas justificadas. Nas injustificadas, até 16 horas não haverá descontos, de 17 a 48 horas ele será de 20%, e de 50% acima de 48 horas.
Estabilidade no emprego por 60 dias.
Não haverá desconto em folha dos dias parados em razão da greve. Posteriormente, será negociada uma compensação de jornada para 50% destas horas.
Ainda segundo os trabalhadores, bastante importante no movimento foi a tomada de consciência que, com união e organização, é possível fazer mobilizações na defesa de direitos e de avanços em novas conquistas.
LEIA TAMBÉM
* Festa de Fim de Ano no Cefol Campinas/Vinhedo e Osasco, no domingo (16/12)