Na manhã dessa terça-feira, 20 de março, o Unificados realizou uma assembleia (fotos) da campanha salarial 2012 do setor farmacêutico na Eurofarma, localizada em Itapevi, na qual as trabalhadoras e trabalhadores aprovaram pauta de reivindicações entregue pelo sindicato para a patronal.
Problemas específicos
A Eurofarma é uma das maiores empresas da base do Unificados, com muitos problemas trabalhistas. A pressão na fábrica é cada vez maior, e o sindicato recebe diversas denúncias sobre assédio moral na empresa.
O programa de participação nos lucros e resultados (PLR) da Eurofarma não é assinado pelo sindicato, pois a empresa paga benefício com o atraso de um ano. Assim, enquanto os trabalhadores das demais empresas da categoria recebem o adiantamento da PLR de 2012 em setembro, na Eurofarma receberão no mesmo mês o valor referente ao ano de 2011.
Campanha salarial
Com data base em 1º de abril, a campanha salarial 2012 do setor farmacêutico teve início no dia 26 de fevereiro, com a realização do encontro de base da categoria, no Cooperinca, em Cajamar.
Agora, o Unificados realiza assembleias em diversas fábricas do setor, nas três regionais do sindicato. Assim, pautas específicas serão elaboradas para resolver os problemas existentes em cada empresa.
As reivindicações da categoria
a) 12% de reajuste salarial, sem limite de teto no valor;
b) R$ 1.500,00 de piso na categoria;
c) 25% de reajuste na cesta básica;
d) R$ 150,00 como valor mínimo no vale alimentação;
e) Fim do assédio moral; e
f) Abertura de discussões sobre a nanotecnologia.