Trabalhadores do chamado condomínio Rhodia, em Paulínia, decidiram em assembleia (fotos) realizada nesta madrugada (14/11) iniciar uma paralisação de 24 horas em Dia de Protesto pela intransigência da Rhodia Solvay Group e da Merial Saúde Animal Ltda. em negociar as reivindicações específicas na campanha salarial 2013. Assim, com o feriado da Proclamação da República de amanhã, eles retornam ao trabalho apenas na segunda-feira.
O Dia de Protesto é realizado pelos setores administrativos das seis empresas instaladas no condomínio Rhodia (Rhodia/Solvay, Merial, Bayer Brasil, Air Liquide Brasil, Momentive Química do Brasil Ltda. e Basf S.A.), mais o setor de produção da Merial e perto de 25 empresas terceiras, o que soma cerca de 1.100 trabalhadores parados. O condomínio tem aproximadamente 1.600 trabalhadores.
Reivindicações
Todos os trabalhadores do condomínio Rhodia reivindicam reajuste salarial maior do que os 7,5% proposto pela patronal para a convenção coletiva (LEIA ÍNTEGRA).
Na Rhodia/Solvay e na Merial há também a reivindicação de um abono de R$ 1.000,00, mais tíquete alimentação de R$ 250,00 (há empresas no local que fornecem valor até maior).