Os(as) aproximadamente 60 trabalhadores(as) da Farmaplast Indústria de Embalagens Plásticas Ltda, em Cotia, aprovaram em assembleia (foto acima) hoje (18/10) itens específicos negociados entre o sindicato e empresa. Os trabalhadores conquistaram o tíquete refeição e café da manhã, que serão fornecidos pela empresa a partir de novembro.
Em relação ao convênio médico, que necessita de melhorias, a empresa se comprometeu a negociar a inclusão de mais consultórios médicos da região. Dessa forma, os trabalhadores terão mais opções de locais para atendimento e consultas.
No início, a Farmaplast rejeitou a pauta de reivindicações protocolada pelo Unificados. O sindicato reapresentou a pauta e os trabalhadores realizaram assembleia de mobilização na porta da fábrica. Após a pressão, a empresa cedeu e estabeleceu o processo de negociação que resultou em avanços para a categoria.
Na Stilex, em Vinhedo
Os cerca de 70 trabalhadores da empresa Stilex Abrasivos, em Vinhedo, realizaram assembleia na quarta-feira (16/10) para discutir com os dirigentes do Unificados as reivindicações específicas de campanha salarial. A necessidade de um plano de cargos, definição de feriados e dias pontes e a cesta básica no valor de R$ 340,46, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), são alguns dos pontos que a categoria quer negociar neste ano. Os trabalhadores também reivindicam o pagamento correto das horas extras, compromisso já assumido pela empresa.