Os trabalhadores da Medley Indústria Farmacêutica Ltda., em Campinas, uma empresa do grupo francês Sanofi/Aventis, realizaram hoje (19/abril) assembleia (foto acima) para tratar da campanha salarial 2014, que já tem as primeiras reuniões de negociação entre sindicalistas e a patronal marcadas para os dias 26 e 28 de março. A data base da categoria é 1º de abril, e o período aquisitivo de 01 de abril de 2013 a 31 de março de 2014.
A categoria reivindica reajuste salarial de 12%, índice que contempla a reposição da inflação no período de 12 meses, estimada próxima a 6%, mais aumento real de 6%.
Além do reajuste sobre os salários, a pauta de reivindicações inclui:
– Piso salarial de R$ 1.810,00;
– PLR (participação nos lucros e resultados) mínima de R$ 3.620,00;
– Auxilio alimentação no valor mensal de R$ 325,00, com o fornecimento de cesta básica ou vale-alimentação. As empresas que já tem este benefício em valores superiores ao desta cláusula devem reajustar o valor a partir de 1º de abril;
– Acesso gratuito a medicamentos pelos trabalhadores e seus familiares;
– Licença maternidade pelo período de 180 dias, sem prejuízo do emprego e do salário.
Reivindicações específicas
Os trabalhadores também responderam a uma pesquisa, preparada pelo Unificados, sobre pontos específicos nos quais julgam necessário superar problemas existente e avançar em conquistas. Melhorias no valor do vale alimentação e no transporte fretado (que precisa contar com mais vans para reduzir o tempo de viagem dos trabalhadores até a empresa). Além disso, é urgente a necessidade de implantação de um plano de cargos e salários, reivindicação pendente desde o ano passado.
Durante a assembleia os dirigentes do Unificados citaram o exemplo de mobilização de outras categorias como profissionais da educação, saúde, agentes de segurança penitenciária e a conquista dos garis do Rio de Janeiro que, após oito dias de greve e enfrentamento às ameaças de demissão, conquistaram 37% de aumento nos salários e o tíquete alimentação foi de R$ 12,00 para R$ 20,00.
Publicidade x realidade
A luta das mulheres por igualdade também teve destaque durante a assembleia. A dirigente do Unificados Rosângela Paranhos citou um anúncio publicado em um jornal de Campinas, pago pela Medley, como exemplo de publicidade que distorce o papel da mulher na sociedade. Na propaganda, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Medley diz Lindas, livres, alegres e de bem com a vida. Realmente, elas são nossa fonte de inspiração. No dia a dia na fábrica, Rosângela destaca que as necessidades específicas das mulheres não são levadas em conta e que não há liberdade nem para as trabalhadoras irem ao banheiro, pois o tempo de quem trabalha na produção é controlado.