xx
As assembleias da campanha salarial 2016 ocorrem em todas as empresas farmacêuticas da base dos Químicos Unificados. A luta é para que as reivindicações gerais da categoria sejam atendidas, assim como as específicas de cada fábrica.
Junto às assembleias, o Unificados promove pesquisas junto aos trabalhadores na porta das fábricas, para que eles apontem os principais problemas que enfrentam no dia a dia e suas reivindicações para a superação. Nessa semana foram realizadas assembleias e pesquisas na Astrazeneca (foto acima), em Cotia, e na Pfizer, em Itapevi. Os resultados das pesquisas estão sendo tabulados.
Na Chiese, em Santana de Parnaíba, as pesquisas apontaram como principais reivindicações, além do aumento real de salário e o aumento no tíquete alimentação, a solução de problemas como acúmulo de funções, ritmo acelerado e constante pressão para produzir.
Os problemas relatados pelos trabalhadores da Chiese resultam em outra questão fortemente apontada na pesquisa: Incidência de doenças causadas pelo trabalho, como estresse, dores na coluna, dores de cabeça e LER (lesão por esforço repetitivo). A pauta com estas reivindicações foi entregue para a direção da Chiesa. Agora, é preciso mobilização para avanças nas conquistas.