No dia Nacional de Paralisações (11/11), trabalhadores químicos Unificados atrasaram em quatro horas a produção das empresas do condomínio Rhodia (Basf, Bayer, Air Liquide, Merial, Solvay e Tereftalicos) em protesto ao não retorno às nossas reivindicações de campanha salarial apresentadas a estas empresas.
O reajuste mínimo aceitável é a reposição da inflação (8,5%) de uma vez só em novembro. A decisão dos/as trabalhadores/as nas assembleias realizadas no dia 6/11 foi a de lutar pelo reajuste integral e aumento real fábrica a fábrica.
Até agora, 42 empresas já responderam ao Unificados que aplicarão os 8,5% agora em novembro, algumas com aumento real.
Dia Nacional de Greve e Paralisações
A campanha salarial do setor químico ocorre em um momento de muitos ataques a direitos conquistados pela classe trabalhadora. Por isso, temas como a tentativa de aplicar a terceirização sem limites por meio de projetos de leis e, agora, por julgamento no Supremo Tribunal Federal, a destruição de nossa Previdência Social com uma reforma que impede as aposentadorias por tempo de serviço, e o congelamento dos investimentos em serviços públicos essenciais como Saúde e Educação também foram discutidos na assembleia. Além do Unificados, companheiros do sindicato dos Petroleiros, da Construção Civil, das Brigadas Populares e da Pastoral da Juventude dialogaram com os/as trabalhadores/as na Rhodia.
Hoje, dirigentes da Regional Osasco também participam do ato unificado das centrais sindicais a partir das 16h na Praça da Sé, em São Paulo.
Aqui avançou!
Confira onde a negociação entre sindicato e empresas avançou. Se a fábrica onde você trabalha ainda não está nesta listagem, é preciso intensificar a mobilização em defesa da nossa pauta de reivindicações! Vamos à luta!
Natura
Innext
PTI Conexões
Zay Serviços de Análises Químicas
Transitions Optical do Brasil Ltda
Perficamp
Tubo Flex
Spallo do Brasil
Alveotech Comercio de Embalagens Retornáveis
Parafix Ind Com Fitas Adesivas
Kadplas Indústria Comércio Artefatos Plásticos
Qualicad
Embalixo
Solepoxy Revestimentos de pisos industriais
Packduque Indústria de Plásticos Ltda
Dentaria Campineira
Bann Química
Syngenta
Tagma
Unipac
Sherman (10%)
Croda
Miracema
FMC
Sanphar
TexPal Química
Stamplas Artefatos de Plástico Ltda.
Buckman Brasil
Barraflex (10%)
ECKPlast (9%)
Fiacbras
Solven Solventes e Químicos
Sinter Futura
Galtron
Olicar
Tuboline
DNC
Raiteck
Casa Siena
Taitech
Reale
Dynels
Planmar