Trabalhadores/as da Sherwin-Williams, de Sumaré, realizaram assembleia na manhã desta quarta-feira (16/11) para tratar da campanha salarial e pressionar a empresa abrir negociação. Várias fábricas da região de Campinas e Osasco já responderam ao Unificados que atenderão a pauta de reivindicações apresentada na semana passada.
A maioria das empresas está garantindo o pagamento da reposição da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (8,5%) de uma vez só, agora em novembro. Este é o patamar mínimo de reajuste definido pelos/as trabalhadores/as das regionais Campinas e Osasco. Em algumas fábricas os/as companheiros/as conquistaram reajustes maiores de 9 a 10%, ou seja, com aumento real.
Assembleia no dia 20/11
O Unificados convoca todas e todos a participar das assembleias neste domingo (20/11) nos Centros de Formação e Lazer de Campinas e Osasco para avaliar os resultados obtidos até o momento e definir os rumos da campanha salarial. A sua opinião e de seus companheiros de trabalho é muito importante. Por isso, venha opinar e participar das assembleias!
Luta específica
Na Sherwin-Williams, a luta dos/as companheiros/as é também pelo fim do assédio moral, melhoria no transporte que é oferecido aos trabalhadores, pois existem relatos de trabalhadores que estão perdendo até duas horas no transporte, depois que empresa decidiu retirar algumas linhas para reduzir custos.
Além disso, os/as trabalhadores denunciam que a empresa vem adotando medidas para reduzir custos que afetam a segurança, dificultando a troca dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), por exemplo, e até mesmo a qualidade da alimentação.
Uma das principais reivindicações dos companheiros da Sherwin-Willians é para que o plano de cargos e salários seja para valer, pois o atual não funciona. Um exemplo é o fato de que quase todos/as passaram a operar empilhadeiras, após um curso oferecido pela empresa, porém apenas alguns trabalhadores/as ganham por esta função.
Aqui avançou!
Confira onde a negociação entre sindicato e empresas avançou. Se a fábrica onde você trabalha ainda não está nesta listagem, é preciso intensificar a mobilização em defesa da nossa pauta de reivindicações! Vamos à luta!
Natura
Fistipack
Lençobrás
Brasalpla Indústria de Embalagens
Original Beauty
Hinode
Schlemmer do Brasil
Scentec Fragrancias
Plastimax
Bioclean
Bio Nutrientes do Brasil
Resicryl
Trade Polymers
Carbotex Química
Hidroall
Momplas
Guati
Mixfértil Fertilizantes
Narcoplex
Dragão Química
Fibralit
PTI Conexões
Transitions Optical do Brasil Ltda
Perficamp
Tubo Flex
Spallo do Brasil
Alveotech Comercio de Embalagens Retornáveis
Parafix Ind Com Fitas Adesivas
Embalixo
Solepoxy Revestimentos de pisos industriais
Dentaria Campineira
Bann Química
Syngenta
Tagma
Unipac
Sherman (10%)
Croda
Miracema
FMC
Sanphar
TexPal Química
Stamplas Artefatos de Plástico Ltda.
Buckman Brasil
Barreflex (10%)
ECKPlast (9%)
Fiacbras
Solven Solventes e Químicos
Sinter Futura
Galtron
Olicar
Tuboline
DNC
Raiteck
Casa Siena
Taitech
Reale
Dynels
Planmar