Uma tarde de muita política, camaradagem, música, dança e bingo marcou hoje (29/04/12) no Centro de Formação e Lazer (Cefol) a comemoração pela passagem dos 21 anos de retomada pelos trabalhadores da direção da Regional Campinas, ocorrida em
assembleia no dia 21 de abril de 1991. Estiveram presentes sindicalistas de outras categorias e representantes de movimentos sociais e populares, além de trabalhadoras e trabalhadores das regionais de Campinas, Osasco e Vinhedo.
A história
Em 21 de abril de 1991 os (as) trabalhadores (as) realizaram uma assembleia que decidiu pela destituição da diretoria que ocupava ilegalmente o sindicato. Em eleição ocorrida em maio de 1990, a direção pelega da época contratou capangas armados para trocar os votos das urnas e construir o resultado que queriam. A Justiça não reconheceu esta direção e determinou novas eleições.
Então, em 21 de abril a categoria compareceu em massa na então sede do sindicato, no Jardim Proença, para ser parte daquele momento histórico e democrático. Esta assembleia elegeu uma direção provisória, que chamou novas eleições, estas limpas e democráticas, que colocaram novamente o sindicato nas mãos das trabalhadoras e trabalhadores.
Esta história foi relembrada no Cefol, no decorrer das comemorações, por Arlei Medeiros, dirigente da Regional Campinas. Ele fez comparações da precariedade e do endividado sindicato à época, e da grande e representativa entidade em que se transformou hoje, com cerca de 55 mil trabalhadores/trabalhadoras e 15 mil associados no Químicos Unificados.
Campanha salarial
Nido (foto acima), dirigente da Regional Campinas, fez um resumo da campanha salarial do setor farmacêutico, com data base em 01 de abril último, e falou sobre as mobilizações pela conquista de reivindicações específicas que permanecem vivas nas fábricas, inclusive com a perspectiva de greves.
1º de Maio
Arlei Medeiros (à esq. na foto acima), dirigente da Regional Campinas, falou sobre o 1º de Maio e convocou as trabalhadoras e trabalhadores a participarem dos atos programados para o dia no largo da Catedral, em Campinas, e na praça da Sé, em São Paulo.
ACESSE AQUI para ver detalhes sobre as manifestações pelo 1º de Maio.
São José dos Campos
Estiveram presentes também dirigentes (Cabral à esq. e Douglas à direita, na foto) do Sindicato dos Químicos de São José dos Campos, que está em processo eleitoral, e que tem como oposição uma chapa criada e alimentada pela patronal, principalmente da Johnson & Johnson que, de forma ilegal
e contra o direito de organização dos trabalhadores insiste em demitir dirigentes sindicais e, rotineiramente, é derrotada na Justiça e obrigada a fazer a reintegração.
Bingo
Foram realizadas quatro rodadas de bingo, com a premiação de tabletes na cinquina e TVs 32 nas cartelas cheias. Na foto, Valdir de Souza, dirigente da Regional Campinas, canta o número de bola saída do globo.
Veja mais fotos das comemorações