Assembléia na Samkwang discute campanha salarial e problemas específicos na fábrica.
Fiscalização aponta 31 irregularidades na empresa, que produz componentes de celulares para a Samsung
Uma assembléia realizada na manhã de hoje (02/10/2007) com as trabalhadoras e trabalhadores da Samkwang Brasil Indústria e Comércio de Artefatos para Celulares abordou a campanha salarial 2007 do ramo químico e as inúmeras irregularidades internas na empresa, 31 conforme apontou recente fiscalização da Delegacia Regional do Trabalho (DRT). A Samkwang está localizada em Campinas e tem cerca de 700 trabalhadores.
Na campanha salarial da categoria as principais reivindicações são o aumento real de 5% mais a reposição da inflação nos últimos doze meses (novembro/2006 a outubro/2007); piso salarial de R$ 800,00; redução da jornada com os sábados livres; saúde e segurança no trabalho – fim do assédio moral; e igualdade de oportunidades para mulheres e homens nas fábricas.
125 mil em campanha salarial
A data base do ramo químico é 1º de novembro, e a campanha salarial está unificada na Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico da Cut no Estado de São Paulo (Fetquim), que é integrada pelos sindicatos Químicos Unificados (Campinas, Osasco, Vinhedo e regiões), Químicos e Plásticos de São Paulo e Químicos do ABC. No total, são cerca de 130 mil trabalhadoras e trabalhadores representados no estado de São Paulo.
Todas as informações sobre a Campanha Reivindicatória 2007/2008 e sobre as assembléias já realizadas estão no site do Sindicato Químicos Unificados: www.quimicosunificados.com.br
Na Samkwang, fiscalização aponta 31 irregularidades
Com base em diversas denúncias recebidas das trabalhadoras e trabalhadores, o sindicato fez diversas reuniões na tentativa de regularizar diversos problemas existentes no interior da empresa, com destaque para questões no transporte de trabalhadores, em horas extras, assédio moral, falta de planos de cargos e salários e terceirização descontrolada. Como as reuniões eram infrutíferas, foi solicitada uma fiscalização à DRT.
Na fiscalização, realizada há vinte dias, a Samkwang recebeu 31 autuações. Em mesa redonda posterior na DRT, inclusive com a presença de representante da Samsung, a Samkwang se comprometeu a promover todas as regularizações necessárias.