News details

Read the full story here

372- Assembléia aprova estado de greve na Natura, em Cajamar

Trabalhadores ( as) aprovam estado de greve na Natura, em Cajamar

 

Empresa é alertada de que paralisação da produção pode ter início em 48 horas se pauta de reivindicações continuar a ser ignorada.

 

Em assembléias realizadas nos turnos da Natura os (as) trabalhadores (as) aprovaram decretar estado de greve na fábrica, localizada no município de Cajamar/SP. Conforme a decisão, caso a direção da empresa continue a ignorar a pauta de reivindicações preparada pelos trabalhadores e protocolada pelo sindicato há 30 dias, uma greve poderá ter início em 48 horas. As assembléias que aprovaram esta mobilização tiveram início no turno da noite de ontem (08/10/07) e prosseguimento na manhã de hoje. A Natura tem aproximadamente 4 mil trabalhadores.

 

Ao invés de negociar, repressão e assédio moral

 

 

A assembléia que aprovou a pauta de reivindicações foi a de largada da campanha salarial 2007, realizada no dia 10 de setembro último. Desta pauta, constam também problemas específicos existentes na Natura, com destaque para o programa Gerenciamento de Produtividade Total (TPM) que impôs, sem qualquer possibilidade de discussão, pesadas metas de produção.

 

Com as mobilizações dos trabalhadores e do sindicato, ao invés de abrir negociações a política da Natura foi a de endurecer a repressão, com advertências, demissões e muito assédio moral. Como exemplo, ameaças da gerência na linha “Se não acompanhar a TPM, é rua!”

 

Com a crescente mobilização dos trabalhadores, a Natura, inclusive, chegou a suspender a produção para fazer reuniões com os trabalhadores com o objetivo de, por meio de ameaças, promover a desunião e enfraquecer o movimento. Essa prática cotidiana da Natura levou os trabalhadores à decisão pela decretação do estado de greve nas assembléias de ontem e hoje.

 

Pauta de reivindicações

 

Esta é a pauta de reivindicações aprovada pelos (as) trabalhadores (as) e protocolada na Natura pela Regional de Osasco do Sindicato Químicos Unificados:

 

a) Aumento real de 5% mais reposição da inflação;

b) Contratação direta;

c) Cancelamento das advertências por alegação de baixo desempenho;

d) Readmissão dos (as) trabalhadores (as) injustamente demitidos (as);

e) Fim das demissões por causa da reivindicação de direitos;

f) Reintegração imediata dos (as) trabalhadores (as) lesionados por acidente do trabalho – são inúmeros os casos de Lesões por Esforços Repetitivos (LER/DORT).

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]

Veja todos

Fale conosco
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.