Invertia- Últimas Notícias 15 de outubro de 2007
Fonte: Redação Terra
O grupo norte-americano Campaign for a Commercial-Free Childhood (CCFC) (Campanha para uma Infância Livre de Comerciais), que diz contar com 15 mil membros, organiza um abaixo-assinado contra a Unilever, de acordo com o site norte-americano AdWeek. O grupo acusa a multinacional de realizar campanhas degradantes e usar de hipocrisia em anúncios dos produtos Axe e Dove.
No caso do Dove, o grupo quer que a empresa pare de fazer workshops em escolas para estimular as jovens a debaterem como lidar com sua imagem, diz o site.
Já a campanha da Axe personificaria o marketing sexista e degradante, que poderia minar o desenvolvimento saudável das garotas, de acordo com o AdWeek.
A hipocrisia é a Dove se colocar como uma marca que se importa e tenta ensinar as meninas a resistir às mensagens. Ao mesmo tempo, a Unilever, com o Axe, expõe uma das piores mensagens que possa existir, disse Josh Golin, diretor do CCFC, ao AdWeek.
Nos comercias do Axe, garotas ao sentirem o cheiro da fragrância se sentem atraídas pelo homem que está usando o produto.
Em um dos filmes, por exmplo, um rapaz apresenta a namorada aos pais. O pai dele então pede para ir ao banheiro e encontra um frasco do desodorante. Sem querer, ele passa um pouco da fragrância e, quando volta para a sala, a namorada do filho faz uma dança sensual para o homem na frente de toda a família.
Já no último anúncio da linha de produtos Dove, a foto de uma menina aparece logo no início. Depois, uma seqüência rápida de imagens é mostrada, com anúncios de produtos de beleza, remédios para emagrecimento, cenas de cirurgias plásticas, mulheres se pesando na balança, pratos de comida com alguns grãos e folhas de alface. Ao final, a imagem da jovem reaparece junto a uma mensagem Talk to your daugther before the beauty industry does (Converse com sua filha antes que a indústria da beleza o faça).
Em nota oficial, a empresa diz que todos os produtos da Unilever devem refletir a missão de vitalidade, sabendo que nem todos os nossos milhões de consumidores são iguais, que nem sempre buscam os mesmos benefícios, sejam eles emocionais ou funcionais. É isto que está por trás das campanhas de Dove, tanto quanto nas campanhas de Axe, e de todas as outras nossas marcas.

Campanha da Axe usa imagens de mulheres em trajes sensuais