News details

Read the full story here

443- Após ocupação, Ceralit promete pagar dois meses atrasados

Ceralit paga dois meses e promete retomar a produção.

 

Hoje deverão ser pagas as folhas de abril/2007 e fevereiro/2008. Trabalhadores cessam ocupação, mas mantêm vigilância sobre as máquinas e equipamentos.
 

 

No final da tarde de ontem, em virtude da nova ocupação de suas instalações realizadas no período da manhã pelos trabalhadores, a Ceralit S.A. Indústria e Comercia abriu negociações e prometeu, para hoje, o pagamento dos salários referentes aos meses de abril de 2007 e fevereiro de 2008. Da reunião de negociações participaram representantes da empresa, dos trabalhadores e dirigentes da Regional de Campinas do Sindicato Químicos Unificados.

 

Os trabalhadores haviam voltado a ocupar a fábrica pois o proprietário da empresa permanecia há 25 dias sem manifestar qualquer proposta de acordo ou de abertura de negociações para quitar as dívidas trabalhistas.

 

Retomar a produção

 

Ficou definido que uma nova reunião será realizada no decorrer da próxima semana, quando a empresa deverá apresentar uma proposta para todas as demais pendências. Ainda segundo o proprietário, a Ceralit deverá voltar a produzir.

 

Vigilância

 

Em assembléia ao final da tarde, com o resultado da negociação, os trabalhadores decidiram encerrar a ocupação a que deram início no período da manhã. No entanto, retomaram o esquema de vigilância que vinham empregando com o objetivo de garantir a permanência das máquinas e equipamentos na empresa até que os oficiais de justiça dêem por terminado o trabalho de levantamento que estão realizando. Estas máquinas e equipamentos estão sob arresto judicial conforme determinação da Justiça no dia 23 de março, atendendo a pedido dos trabalhadores e do sindicato.

 

Dívidas da Ceralit

 

Há cerca de doze anos a Ceralit S.A. acumula atrasos e não pagamento de salários, horas extras, adicionais de periculosidade e insalubridade, não faz recolhimento ao FGTS e também não repassa à Previdência Social os valores quem mensalmente desconta dos trabalhadores em holerite. As férias, 13º salários, e PLR (Participação nos Lucros e Resultados), quando são pagos, isso ocorre com muito atraso. Por outro lado, trabalhadores que são demitidos também não recebem seus direitos rescisórios.

 

A Ceralit e seus proprietários já foram condenados por diversas ações judiciais movidas pelos trabalhadores e pelo sindicato, mas constantemente descumprem os prazos e obrigações a que foram condenados e rompem unilateralmente acordos feitos.

 

A Ceralit

 

A Ceralit S.A. Indústria e Comércio está localizada na rodovia Anhangüera, km 103 (na pista São Paulo/interior), bairro Aparecidinha, em Campinas/SP, e tem cerca de 200 trabalhadores. Ela produz óleos vegetais e matérias primas para diversos ramos industriais.

Mais informações

 

Na empresa, procurar pelo dirigente sindical Valdir de Souza, pelo telefone (19) 7850.1930. A história completa da luta dos trabalhadores para receber seus direitos da Ceralit S.A. está em www.quimicosunificados.com.br

TESTE

Desenvolvido por

© 2016 Químicos Unificados

[instagram-feed]

Veja todos

Fale conosco
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.