Os casos de doenças ocupacionais entre as trabalhadoras e trabalhadores, principalmente de lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT) são verdadeiras epidemias que atingem a classe trabalhadora, em particular a categoria química.
A origem está na crescente busca pelas empresas do lucro a qualquer preço, mesmo que isso coloque em risco a saúde dos trabalhadores.
E a ler/dort trata-se de um conjunto de doenças que atingem tendões, músculos e nervos que, se não diagnosticada e tratada a tempo, pode se tornar crônica, sem possibilidades de cura, com a pessoa tendo dificuldades inclusive para simplesmente tomar um copo de água.
O assédio moral, por sua vez, é a exposição de trabalhadores a situações humilhantes, de forma repetitiva e prolongada, durante a jornada de trabalho. O assédio moral é muito utilizado nas empresas como forma de pressionar por mais produção, por horas extras e até mesmo para forçar o trabalhador a pedir demissão. Ele interfere na vida dos trabalhadores, ocasionando graves danos à saúde física e mental.
Defenda-se!
Para bem informar os trabalhadores e conscientizar da necessidade de não submeter a situações que levem à ler/dort e do assédio moral, o sindicato preparou uma edição especial do Jornal do Unificados.
Leia-o e denuncie ao sindicato a existência de casos na empresa em que você trabalha. Lembre-se: você vende sua força de trabalho para a fábrica, não sua saúde e nem sua vida!
ACESSE AQUI – ou na imagem acima – para ler e imprimir o jornal na íntegra