O Dia 28 DE ABRIL é comemorado internacionalmente como um dia de mobilização em defesa da saúde e da vida dos trabalhadores, na maioria da vida expostos a risco de forma criminosa e irresponsável pelas empresas, sempre em busca do lucro fácil e maior.
Diversas atividades em todo o mundo serão realizados no dia 28 de abril com o objetivo de conscientizar a classe trabalhadora para que não coloque sua saúde e sua vida em risco, ao desenvolver atividades perigosas e insalubres nas fábricas.
O Sindicato Químicos Unificados historicamente participa das mobilizações deste dia, com a realização de assembleias em fábricas símbolos que desrespeitam, de forma rotineira e assumida, a segurança de seus trabalhadores.
Números
Embora a Organização Internacional do Trabalho (OIT) comemore a data como o dia da Segurança e Saúde no Trabalho, os movimentos sindicais e de vítimas do trabalho no Brasil, que fundaram o Movimento 28 DE ABRIL para Relembrar os Mortos e Lutar pela Vida, entendem que não há nada para comemorar, mas, sim a lamentar.
Isto porque os acidentes de trabalho são previsíveis e, portanto, podem ser prevenidos e evitados. Assim, estes acidentes não são questões de desastre natural, sorte e azar, ou castigo divino. São dois milhões de vidas ceifadas a cada ano no mundo pelo trabalho.
No Brasil, no ano de 2.004, registrados oficialmente, foram 325.577 acidentes de trabalho, 49.642 acidentes de trajeto, 23.858 casos de doenças profissionais reconhecidas, 2.674 resultaram em óbitos. Isto sem considerar a informalidade cada vez mais crescente no mercado de trabalho brasileiro, sem qualquer proteção social. Os números de acidentes e doenças, portanto, são muito maiores do que apresentam os dados oficiais.
Em 2008, de acordo com o Anuário Estatístico da Previdência Social, os números cresceram para 764.933 acidentes de trabalho que resultaram em 2.757 mortes e incapacitou permanentemente 12.071 companheiras e companheiros.
Atividades
Em Campinas, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina no Trabalho (Fundacentro), o Sindicato dos Químicos Unificados e a Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas (Atesq), entre outras entidades, vão promover uma série de atividades no período de 23 a 30 de abril.
CLIQUE AQUI – ou na imagem acima – para ler ou imprimir a programação completa
Haverá encontros de técnicos em segurança no trabalho; palestras; atos no largo da Catedral em Campinas e na avenida Roberto Simonsen (distrito industrial) em Paulínia; e exibição do filme “O Operário”, no Museu da Imagem e do Som (Mis) em Campinas, seguido de debate sobre saúde e trabalho.
Mais informações
Para mais informações sobre a atividade ligar para (19) 3232.5879 com Paulo Alves Maia ou enviar e-mail para rebeca.moreno@fundacentro.gov.br