Capa do dvd/documentário “A Escravidão em Versão Neoliberal”
A apresentação de um vídeo/documentário sobre as transformações no mundo do trabalho no Brasil e a precarização dos direitos dos trabalhadores, seguido de um debate em busca de caminhos para se enfrentar esta situação, mais especificamente a terceirização, nas fábricas da categoria instaladas na região, será realizada no dia 01 de fevereiro (amanhã), com início às 19 horas, na Regional de Vinhedo do Sindicato Químicos Unificados. A Regional de Vinhedo está localizada na rua José Matheus Sobrinho, nº 494, Centro.
O documentário “A Escravidão em Versão Neoliberal” (reprodução da capa, acima) mostra como vivem os trabalhadores terceirizados da maior empresa de energia elétrica da América Latina – a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), e a ação do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro/MG), em várias esferas, para combater a precarização do trabalho.
O vídeo-documentário traz o relato de trabalhadores terceirizados, empregados do quadro próprio da Cemig e de autoridades a respeito do tema.
Resenha do documentário
Nos anos 90, os trabalhadores brasileiros se depararam com novos desafios impostos por mudanças na cultura empresarial, pautada na busca pela eficiência e competitividade. Um dos aspectos mais perversos do pensamento único econômico foi a terceirização indiscriminada em todos os setores produtivos, inclusive no setor público, que de forma generalizada passou a contratar mão-de-obra sublocada para serviços essenciais.
Hoje, os trabalhadores conhecem bem o outro lado da moeda da terceirização: subemprego, eliminação de direitos trabalhistas, treinamento precário, salários aviltados e aumento estrondoso dos acidentes e doenças ocupacionais. Em uma década, certamente, o país se tornou mais produtivo, mas à custa de enormes sacrifícios humanos.
Ficha técnica
Data: 2005
Duração: 24 minutos
Realização: Sindieletro/MG – Rua Mucuri, 271, Floresta, Belo Horizonte/MG, fone (31) 3238.5000; e-mail: imprensa@sindieletromg.org.br , página: www.sindieletromg.org.br