Sob iniciativa do Sindicato Químicos Unificados e com o objetivo de dar partida em um movimento que viesse a reorganizar as lutas de resistência contra a exploração capitalista e rumo à construção da sociedade socialista foi realizado um encontro entre representantes de diversos sindicatos de várias categorias profissionais, de entidades de trabalhadores e de movimentos sociais e populares no Fórum Social Mundial (FSM), em Belém/PA, no dia 29 de janeiro.
No FSM ficaram então estabelecidas as bases primeiras da vontade política e, desde então, o projeto tem sua implantação em um crescente.
Acompanhe em vídeo
Para que todos possam acompanhar o momento, a Intersindical e a Conlutas produziram um vídeo com as falas de representantes de várias entidades e movimentos que integram essa construção, tanto no próprio FSM como em Seminário Nacional realizado nos dias 19, 20 e 21 de abril, em São Paulo.
O vídeo também traz imagens das mobilizações de ruas nas atividades do Dia Nacional de Luta, em 30 de março último.
CLIQUE AQUI para assistir o vídeo
Próximos passos
No prosseguimento do projeto, estão previstos seminários regionais, estaduais e por categoria; um novo seminário nacional em outubro próximo; fortalecer as lutas nas fábricas e nas ruas contra as demissões e retiradas de direitos; e um novo Dia Nacional de Lutas já em junho próximo.